A competição terá início no dia 09 de maio e encerra no dia 13 de julho, com todos os jogos no ginásio Ana Lopes (anexo Parque Municipal).
A primeira edição da Liga de Futsal de Montes Claros contará com oito equipes convidadas pela coordenação do evento: Spalla Futsal, Montes Claros Tênis Clube (MCTC), Unimontes, Dan Shake/Morada do Parque, Clube da Bola, Jac’s Futsal, AABB Bocaiúva e Unika Futsal.
O sistema de disputa será todos contra todos jogando em turno único, classificando-se as seis melhores para a próxima fase, sendo que os dois melhores colocados já garantem vaga na semifinal.
Haverá dois jogos válidos pela quartas de final, o terceiro colocado enfrenta o sexto colocado e o quarto joga contra o quinto, sendo que o terceiro e quarto jogam pelo empate. Os vencedores se classificam para a semifinal que será em jogo único, e não haverá vantagem, assim como na final, que também será em jogo único.
Em caso de empate a decisão será nos pênaltis. Haverá troféu para o campeão e vice, e medalhas para todos os atletas inscritos e treinadores campeões e vices. Além de troféu para o artilheiro, goleiro menos vazado, destaque e melhor treinador.
Haverá também eleição da seleção do campeonato (melhor goleiro, melhor fixo, melhor ala direita, melhor ala esquerda, melhor pivô e melhor treinador), que serão eleitos pela coordenação e agraciados com uma medalha.
- Depois de dois anos e dois meses haverá uma competição de futsal na categoria principal masculina em Montes Claros. A intenção é que seja um pontapé para que Montes Claros volte a respirar futsal como em outros tempos - diz o organizador da Liga de Futsal de Montes Claros, Heberth Halley.
QUEM FOI GERALDO BRANT?
O desportista Geraldo Magela Oliveira Brant será o homenageado da Liga de Futsal de Montes Claros 2017. Nasceu em Francisco Sá, em 28 de maio de 1945. Construiu toda sua vida em Montes Claros. Amava o futebol e o esporte de maneira geral. Jogou futebol de forma amadora na infância e juventude. Mas foi como diretor de futebol que teve destaque no esporte montes-clarense, regional e estadual.
Tudo começou através da amizade com Carlúcio Bicalho, que o convidou para auxiliá-lo no primeiro projeto no futebol com a equipe do BNB Clube na implantação das categorias de base. O projeto fluiu e a equipe chegou a disputar a antiga Copa Sociedade infantil. Mas a parceria iria se consolidar no Ateneu, equipe da qual Geraldo Brant tinha um amor imensurável.
No Broca, ele foi diretor das categorias de base, diretor de patrimônio, membro do Conselho Deliberativo, supervisor do departamento profissional, vice-presidente e presidente. Durante alguns anos abdicou-se do conforto da família para se dedicar ao futebol. Durante sua passagem como membro da diretoria, o Ateneu conquistou inúmeros títulos, entre os principais deles estão as conquistas do campeonato mineiro profissional da 2ª Divisão em 1996 e 1999, além de outros títulos nas categorias de base como a Copa Toninho Rebello. Geraldo Brant faleceu aos 66 anos, em 29 de março de 2012.
