Pelo menos três confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil prometem fazer jus à filosofia que diz que “o futebol é feito de rivalidade”. Isso porque, dos oito duelos, três serão clássicos nacionais – e Atlético e Cruzeiro estão inseridos nesse contexto.
Em sorteio realizado ontem, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, ficou definido que Galo e Raposa terão pela frente Santos e Fluminense, respectivamente. O outro grande dérbi será entre Corinthians e Flamengo (confira acima todos os embates das oitavas de final da Copa do Brasil).
Enquanto o Atlético joga a primeira partida em Belo Horizonte e a segunda em Santos, o Cruzeiro decide a vaga atuando em casa o segundo jogo – o primeiro desafio será no Rio de Janeiro.
As datas disponíveis para as oitavas são 15, 22 e 29 de maio ou 5 de junho. As disputas acontecem antes da parada do futebol brasileiro para a realização da Copa América.
REVANCHE
Atleticanos e cruzeirenses não guardam boas recordações de seus adversários quando o assunto é Copa do Brasil. O time alvinegro foi eliminado pelo Peixe nas quartas de final da edição de 2010 – venceu a ida, por 3 a 2, no Mineirão, e perdeu a volta, por 3 a 1, na Vila Belmiro –, e os celestes caíram diante do tricolor nas quartas de 2006 – foi derrotado por 3 a 2, no Mineirão, e 1 a 0, no Maracanã.
Em 2010, curiosamente, o Santos acabou ficando com o título daquela Copa do Brasil.
DON FREDON
O duelo envolvendo Cruzeiro e Flu terá Fred como personagem emblemático. Apesar de vestir a camisa azul e branca, o centroavante construiu boa parte de sua vitoriosa trajetória no clube das Laranjeiras. No tricolor, foram sete anos e muitos títulos, incluindo dois Brasileiros, em 2010 e 2012. Recentemente, ele revelou o desejo de encerrar sua carreira no Flu, com possibilidade de jogar um Campeonato Carioca “sem cobrar nada”.
“FRUSTRAÇÃO”
Atlético e Santos nutrem um sentimento de “inveja” entre si. O Galo tentou trazer o atacante colombiano Copete, e o Peixe sonhou em voltar a contar com o centroavante Ricardo Oliveira. Ambas as negociações não deram certo.
No mês passado, o Santos ironizou o Atlético nas redes sociais, após tentativa – em vão – dos mineiros em contratar o técnico Jorge Sampaoli.