Nos próximos dias 20 a 22 de março, o Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango realiza a IV Expedição Pedais aos Montes, em comemoração ao dia mundial da água.
Durante três dias os cicloturistas vão percorrer 230 quilômetros passando por Nova Esperança, Lagoa do barro, Olhos D’agua, Buriti do Campo Santo, São João do Pacuí, Coração de Jesus, São João da Vereda e Montes Claros.
Segundo o coordenador da expedição, Evandro Barros, o objetivo maior é a conscientização e educação ambiental, além de divulgar o cicloturismo. Ainda de acordo com o coordenador serão realizadas palestras educativas e de conscientização em algumas comunidades rurais, além de plantios e oficinas com materiais recicláveis.
A expedição contará com 25 participantes, sendo 15 cicloturistas e 10 na equipe de apoio. Evandro Barros explica que este ano especificamente será uma expedição para realizar uma pesquisa científica.
- Faremos um levantamento de dados. Vamos verificar, por exemplo, a geografia, afloramento, coleta de água, tipo de vegetação. Todos os dados serão de suma importância para informações para as faculdades e a própria comunidade – explica Evandro Barros, que salienta que as pessoas que fazem parte do grupo facilitam o trabalho de pesquisa e levantamento de dados.
- No grupo de Ação Ambiental Sertão Calango tem todo tipo de profissional. Existe geógrafo, historiador, turismólogo, enfermeiro, engenheiro ambiental, técnico em informática, entre outros – salienta o coordenador.