Ciclismo 2017: prova da tradicional Cronoescalada já tem data definida

São mais de 600 metros de subida na serra de Itacambira

Jornal O Norte
Publicado em 08/02/2017 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 14:52.

Nairlan Clayton Barbosa











A Cronoescalada é uma prova Contra Relógio das mais difíceis do estado

 

Depois do sucesso da prova de abertura da temporada 2017, onde mais de 40 ciclistas compareceram para disputar os 1.850 metros da Avenida Córrego Pai João entre 66 e 74 voltas da categoria Elite até a Máster C, agora chegou a vez da tão temida Cronoescalada, que ocorre desde 2012 entre as cidades de Juramento e Itacambira.

Este ano, a competição ocorre no dia 12 de Março e promete reunir também um grande número de competidores que disputam o título nas categorias Elite sub-23 (17 anos +), Máster A (30 a 39 anos) e Máster B (40 anos +). Como nos anos anteriores, a prova tem o apoio exclusivo do programa Camisa 12, da TV Geraes, afiliada Rede Minas.

Desde que passou a ser disputada na rodovia MG-308 que liga Juramento a Itacambira, a Cronoescalada tem se mostrado ser um verdadeiro desafio para os participantes (Antes a competição era disputada na BR-365, que liga Montes Claros a Pirapora).

Paulo Afonso, por exemplo, vai participar pelo 23º ano consecutivo da prova contra-relógio e diz que a cada ano que passa, a competição se torna um grande desafio.

- À medida que os anos forem passando, a Cronoescalada vai se tornando um grande desafio pra nós. São 600 metros de subida por uma estrada sinuosa e que tem poucas retas, tornando o teste físico de cada atleta o maior entrave para conclusão da prova – diz Paulo.

Outro ciclista que tem uma relação singular com a Cronoescalada é Carlos Gabriel Souza. Em 2013, Gabriel chegou a perder as forças por completo ao subir um dos trechos mais complicados do percurso da MG-308, 11 quilômetros após a largada.

- É muito difícil o trecho e o condicionamento físico tem que estar impecável. Do contrário, é quase inviável que a gente consiga subir por todo o trajeto sem nenhum inconveniente. Este ano, buscarei estar mais preparado para conseguir chegar com condições físicas até o final – enfatiza Gabriel.

A concentração será as 8h30, com largada às 9h no quilômetro 37 da MG-308, Juramento – Itacambira.

As inscrições para a Cronoescalada 2017 que tem o tema: “Quanto maior o desafio, maior a conquista” já estão abertas e podem ser feitas na sede de Bicimax em Montes Claros, que fica na rua São João, 1.187 ou pelo e-mail bicimaxmoc@hotmail.com– Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (38) 3214 6390 ou 9 8815 – 6990.

CONTRA RELÓGIO
Contrarrelógio ou contra-relógio é uma prova esportiva de corrida. O termo utilizado é mais comum no ciclismo, embora também ocorrem contra-relógios em outros esportes em que cada corredor corre sozinho. O vencedor é determinado pelo que percorrer o percurso no menor tempo.

No ciclismo esta é uma prova de especial importância, devido à característica muito diferenciada entre correr dentro de um grupo (pelotão) e correr individualmente. Correndo dentro de um pelotão, um ciclista pode chegar a economizar 50% da energia em relação ao ciclista da frente, em virtude das condições aerodinâmicas favoráveis dentro de um pelotão. Por isso, a estratégia de uma corrida ciclística em grupo é muito importante, ao passo que em num contra-relógio, todos os ciclistas terão de realizar o mesmo esforço aerodinâmico, pois todos correm sozinhos, expostos ao vento direto. Por essa razão, o contra-relógio é muitas vezes chamada de “a prova da verdade”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por