Cada um por si!

Jornal O Norte
24/01/2013 às 21:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 16:57

Cruzeiro e Cruzeirinho brigam dentro e fora de campo para decidir a continuidade do Campeonato Amador de 2012. Presidentes se acusam e LMF diz que a responsabilidade pelos problemas do torneio não são da entidade

Nairlan Clayton Barbosa


- Repórter

O Presidente da Comissão Disciplinar, Gilson Albuquerque, admitiu que o Cruzeirinho descumpriu determinação do TJD ao não comparecer a partida determinada pela entidade, mas por outro lado, disse que o julgamento não se tratava só desse assunto.


- A princípio sim, mas o que estava sendo julgado não era só a não realização do segundo tempo da partida. O Cruzeirinho apresentou um documento assinado pelos representantes de outros clubes se solidarizando com a equipe que não estava presente na reunião de julgamento. Foi alegado que a LMF não realizaria essa partida antes de terminar a segunda divisão, e que a equipe do Renascença estaria dispensada de comparecer as reuniões onde apenas assuntos da segunda divisão fossem ser tratados – afirmou Albuquerque.

O Presidente da CD concordou que a equipe do Cruzeirinho deveria ser punida com a eliminação do Campeonato, mas afirmou que o documeto apresentado seria um álibi da equipe.


- Na avaliação dos auditores a equipe do Cruzeirinho deveria ter uma chance e uma oportunidade de participar da reunião e não pode por que eles reuniram numa quarta feira a noite para decidir uma partida no sábado praticamente ao meio dia sem o representante legal do Cruzeirinho, então não haveria um prazo legal para que os próprios atletas fossem avisados da existência do jogo – justifica Albuquerque.

Foto: Raphael Felipe





Gilson Albuquerque diz que Comissão resolveu dar uma


chance ao Cruzeirinho


O Presidente da LMF – Liga Montes-clarense de Futebol, Eliézer Moreira, diz que a função do órgão é apenas acatar as decisões da Comissão Disciplinar e do Tribunal, e, uma vez que o Cruzeirinho apelou até mesmo da decisão de rejogar o segundo tempo contra o Cruzeiro.


- Julgar cabe ao Tribunal e a Comissão disciplinar e a LMF apenas acata. No último dia 17 ficou decidido que deveria haver o segundo tempo, mas como o time do Cruzeirinho recorreu da decisão, estaremos encaminhando ao TJD a apelação do time e vamos aguardar o pronunciamento da equipe – afirma Eliézer Moreira, o Liu da Prefeitura.

 

Presidentes se acusam

Para o Presidente do Cruzeiro, Iraídes Mendes, toda esta situação é por falta de interesse e vontade do TJD em resolver as questões pendentes do Campeonato.


- Isso é mais por falta de ação, de determinação e de coragem de punir o Cruzeirinho do Renascença que cometeram todas as atrocidades possíveis e imaginárias no setor do esporte. A partida já foi marcada pela quinta vez, o time foi a julgamento e eu não consigo entender os motivos que fizeram a junta desportiva não ter achado nenhum motivo para puni-los e tirar os pontos, apesar de que o regulamento do campeonato é bem claro de quem quando a equipe não comparece a campo ele perde os pontos e é eliminado da competiçao, e eles tiveram o capricho de remarcar o jogo pela sexta vez – desabafa Iraídes.

Mendes diz que vai recorrer e se sente ultrajado por todos os abusos cometidos pela equipe do Cruzeirinho e pelo Tribunal de Justiça Desportiva.


- Nós vamos ser obrigados a recorrer, e até agora nada aconteceu contra os caras. Espero que se a lei existe que ela seja cumprida. Ela está no CBJD, no artigo 203, 205, parágrafo 2º , 205 e 206 além do artigo 54 do regulamento que diz que esse tipo de atitude tem que ser punida com a eliminação. Isso que eu espero do Tribunal Pleno, por que da Comissão Disciplinar eu não espero mais nada – revela indignado Iraídes.

Foto: N.C. Barbosa





Ide, do Cruzeiro e Wilton, do Cruzeirinho, se acusam e se negam


a aceitar decisão do TJD


O Presidente do Cruzeiro, Wilton Souza, alega perseguição por parte do Cruzeiro dos Santos Reis, que para ele, está querendo tumultuar a competição desde a final de 2011, que não aconteceu.


- Os jogos foram remarcados por duas vezes e ele, Ide, queria ganhar os pontos. Quando fomos a julgamento, em período nennhum nós recorremos. Porém, sempre fomos absolvidos – Se defende Wilton.

O presidente do Cruzeirinho diz que foram remarcadas reuniões na LMF sem que a equipe fosse avisada, e até mesmo decisões foram tomadas sem a presença do time nestas reuniões.


- Como a LMF está completamente perdida nos assuntos do futebol de Montes Claros, foi remarcada uma reunião, mas sem a presença do Cruzeirinho, e nós náo fomos por não saber. Foi marcado um jogo para um sábado a tarde onde nossa equipe do Juniores estava envolvida em outra partida contra o Vasco, dos Santos Reis e inclusive estávamos envolvidos em outra partidas pelo juniores. Fomos denunciados pelo Ide nessa ocasião e então eu levei uma documentação que comprovou que não poderíamos saber se existia jogo ou não, o que ficou claro que não tínhamos culpa e por isso fomos absolvidos – diz Souza.

Falando sobre o motivo de ter recorrido da decisão da Comissão Disciplinar, Wilton diz que o time não pode aceitar uma decisão que nao teve sua participação.


- Não fomos consultados e nem sequer sabíamos de reunião alguma. Não podemos aceitar decisao arbitrária e esta catimba que está sendo imposta pelo Presidente Ide, do Cruzeiro dos Santos Reis – finaliza Wilton.

 

Denúncia

O Presidente do Cruzeiro ainda vai mais além e diz que a punição ao Cruzeirinho não existe por que o Presidente da Comissão Disciplinar, Gilson Albuquerque, é também um dos diretores do time do Renascença.


- Ele é diretor do Cruzeirinho, e por isso não é capaz de punir o seu próprio time, a gente não sabe se é por covardia, ou se por medo – denuncia Iraídes Mendes, o Ide do Cruzeiro dos Santos Reis.

 

Começar do Zero

Sobre a vergonha em que se transformou o campeonato Amador, o Jornalista esportivo Christiano Jilvan diz que seria melhor que tanto 2011 como 2012 fossem esquecidos no cenário do futebol de Montes Claros.


- O melhor seria que a situação fosse resolvida dentro de campo, mas, uma vez que o problema existe desde 2011, e diante dos fatos, o melhor seria que Cruzeiro e Cruzeirinho seu unissem e começassem do zero realmente. Infelizmente, em 2011 e 2012, Montes Claros fica sem campeão Amador da Primeira Divisão e os demais anos seguintes, que possam fazer um campeonato bem organizado – Sugeriu Jilvan.

Para Sebastião Remígio, Cronista esportivo e ex-dirigente da LMF, o momento do futebol amador é muito complicado.


- Time que não respeita o regulamento do campeonato e não vai a campo, que não realiza partida de decisão final, que larga o jogo, que simula contusão, isso se transforma numa maneira lamentável de agir do futebol. É necessário que aconteça alguma coisa e que se mude o curso das coisas, começando pelo Presidente, que precisa tomar atitude e ter autonomia em suas decisões – afirma Remígio.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por