Atlético e Cruzeiro podem se enfrentar novamente em uma final de Copa do Brasil

Possíveis adversários na final, times mineiros encaram rivais históricos em mata-mata

Cristiano Martins
Hoje em Dia - Belo Horizonte
Publicado em 06/06/2017 às 00:29.Atualizado em 15/11/2021 às 08:56.
 (1Flickr)
(1Flickr)

Atlético e Cruzeiro poderão se enfrentar novamente em uma final de Copa do Brasil neste ano, repetindo a inesquecível decisão vencida pelo time alvinegro em 2014. A possibilidade de uma revanche celeste foi mantida no sorteio da fase final da competição, com os gigantes mineiros ficando em lados opostos do chaveamento.

Para se credenciarem ao troféu, no entanto, os rivais de Belo Horizonte precisarão superar adversários históricos no torneio. Nas quartas de final, o Galo enfrentará o “carrasco” Botafogo, enquanto a Raposa medirá forças com o Palmeiras, contra o qual já decidiu o título duas vezes.

Devido às mudanças nos calendários da Conmebol e da CBF, uma novidade nesta edição é o longo intervalo entre as fases de disputa do mata-mata. Os duelos de ida serão disputados apenas no fim deste mês, e os confrontos da volta, entre a última semana de julho e o início de agosto.

Para evitar partidas simultâneas na mesma cidade, o sorteio foi dirigido. O Atlético inicia a série em casa e decide a vaga como visitante, enquanto o Cruzeiro terá a vantagem de fazer o confronto da volta na condição de mandante.

As datas, horários e locais das partidas das quartas de final ainda não foram confirmados. Isso acontecerá após os sorteios das próximas fases da Libertadores e da Sul-Americana, marcado para o próximo dia 14, pois sete dos oito clubes classificados na Copa do Brasil (a exceção é o Cruzeiro) disputam paralelamente as copas continentais.
 
VALENDO TAÇA
O duelo entre Cruzeiro e Palmeiras é um dos mais tradicionais da história da Copa do Brasil. Com quatro e três taças, respectivamente, os clubes já conquistaram um troféu cada no confronto direto.

A primeira final entre eles valeu o bicampeonato à Raposa, em 1996, com uma virada épica comandada por Marcelo Ramos no antigo Palestra Itália. Dois anos depois, o Verdão deu o troco no Morumbi.

No somatório geral, porém, a vantagem é palmeirense. No último encontro, o time paulista eliminou os mineiros nas oitavas de final em 2015.
 
FANTASMA
Já o Atlético registra uma larga desvantagem diante do Botafogo. Em três encontros (ida e volta), o Galo jamais conseguiu vencer ou avançar no torneio.

A torcida atleticana ainda tem entalada na garganta a lembrança de 2007. Na ocasião, o árbitro Carlos Eugênio Simon deixou de assinalar um pênalti claro sofrido pelo meia Tchô – um empate por 2 a 2 no Rio daria a vaga aos mineiros.

O último embate aconteceu em 2013, quando os clubes da Libertadores voltaram a disputar o mata-mata. Nem as presenças de Ronaldinho e Diego Tardelli foram suficientes para evitar a terceira eliminação.
 
‘SUL-MINAS’
Foram sorteados também os duelos da Copa da Primeira Liga. Na próxima fase do torneio, o Atlético visitará o Internacional, enquanto o Cruzeiro receberá o outro gaúcho, o Grêmio. Assim como na Copa do Brasil, os rivais mineiros poderão se enfrentar na decisão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por