Nairlan Clayton Barbosa
Que o esporte em Montes Claros revela craques isso todo mundo já sabe. Mas nunca é demais frisar que a cada ano, a presença da cidade com atletas do Norte de Minas é quase sempre obrigatória.
Na temporada 2016 não foi diferente. O documento com os melhores do projeto Minas Olímpica foi publicado em outubro e a cerimônia de premiação foi na noite desta terça, 13, em solenidade que ocorreu no Iate Clube BH, na capital mineira.
O Colégio Indyu foi agraciado nas modalidades de basquete masculino módulo II e handebol feminino módulo II, idade entre 15 e 17 anos.
O basquete do Indyu,sobre o comando do professor Rubem Ribeiro (Rubão), participou do Jemg/16 e foi campeão das fases Municipal,Regional e ficou em 3º lugar geral no estado de Minas Gerais, resultado inédito para a instituição. O aluno do ensino médio, Carlos Ettiene Antunes Oliveira, foi destaque e cestinha em todas as fases, sendo eleito por todos os técnicos adversários como o melhor jogador das partidas disputadas na fase final pelo Indyu em 2016.
No Handebol a atleta Amanda Carolaine, do Colégio Indyu foi a melhor enquanto os técnicos Lucas Nascimento Nagem do Colégio Padrão e Fernando Maciel do Colégio Indyu foram os melhores de Minas.
O handebol do Indyu participou do Jemg/16 e foi campeão das fases Municipal, Microregional, Regional, Estadual e participou dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa/PB. A aluna do ensino médio, gaúcha de Porto Alegre, Amanda Caroline Mittelstadt Stein, foi destaque e artilheira em todas as fases, sendo convocada novamente para seleção Brasileira de handebol2016.
Outro agraciado pelo Minas Olímpica também de Montes Claros na noite de terça ferira foi o atleta Yan Santana, 14 anos, e que atua no basquete desde os 5 anos de idade. Ele foi destaque com o título estadual do Jemg, foi cestinha da FMB – Federação Mineira de Basquete pelo segundo ano consecutivo com mais de 400 pontos no ano. A façanha do atleta lhe rendeu convites para atuar nas equipes do Ginástico, Minas, Mackenzie e Olímpico para a temporada 2017.
Yan foi convocado para a seleção mineira permanente, sendo treinado pelos argentinos Ricardo Boichar e Ruben Magnano.
O técnico Rogério Santana mais uma vez levou o título de melhor do ano em 2016. Apaixonado pelo basquete desde os 12 anos e atuando como treinador há 23, ele explica que receber o prêmio representa o fechamento de mais um ciclo em sua carreira.
- Para mim foi importante concretizar um ciclo, levando a kamilla ao EUA, o Yan e o André para o Ginástico, conquistar um título inédito no Jemg estadual, participar dos Jimi´s, além de ter tido uma ótima participação nos jogos da Juventude. Agora, nosso objetivo é iniciar um novo ciclo e detectar novos talentos para o mundo – afirma Rogério.
O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais. Por este instrumento, contribuintes do ICMS podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos aprovados pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP).