Um projeto idealizado pela diretoria do Ateneu pretende atender cerca de 2.000 crianças e jovens de escolas públicas de Montes Claros e mais 25 cidades vizinhas.
No futebol de base, a diretoria já vem realizando um trabalho desde o ano passado, com cerca de 300 jovens de 11 a 17 anos que estão treinando regularmente e participando de competições representando a Associação Desportiva Ateneu divididos em três unidades. Agora é a vez de mais duas modalidades representarem a cidade nos Jogos do Interior de Minas (JIMI): o Futsal e o Basquete.
Segundo a diretoria, 100 atletas de base e de competição vão disputar pelo Ateneu as competições que se iniciam nesta quarta-feira. A abertura oficial será às 19h30, no ginásio Tancredo Neves.
O presidente do Ateneu, Cássio Aquino, diz que as diversas modalidades esportivas estão sendo abraçadas pelo clube como forma de ação social entre jovens de famílias com menor renda. “Nosso interesse é fazer com que o Ateneu tenha na sua nova gestão a inclusão dos chamados esportes especializados. Inicialmente começaremos com o basquete e com o futsal”, informa.
“Num segundo objetivo, queremos solidificar a nossa estrutura e que a gente possa de alguma maneira ter o nome do Ateneu representando a nossa cidade”, completa Cássio.
Outro objetivo seria a participação das equipes em competições oficiais de cunho internacional. “Além disso, com o fortalecimento de nossa estrutura, queremos disputar campeonatos dos níveis nacional e internacional. A exemplo do que o vôlei tem realizado a nível de Superliga, pretendemos principalmente com o basquete, alcançar os mesmos objetivos” explica Aquino.
O Basquete será comandado pelos treinadores Allisson e Carlito Boi, sob o comando de Antônio Carlos Carone, ex-atleta de basquete profissional, que teve atuações pelo Minas Tênis Clube e o Ginástico, de Belo Horizonte.
O Futsal será coordenado pelo experiente treinador Geraldo Magela, o Gezinho.