Por Cida Santana
Foto: Arquivo pessoal/Cássio Aquino![]() Aprovação do projeto de reforma fez o torcedor ter esperanças que o futebol de Montes Claros possa voltar a ser pujante |
O resgate do futebol profissional de Montes Claros. É o que prevê o projeto de reforma e melhoria do estádio João Rebello, o conhecido campo do Ateneu, localizado no bairro São José, área nobre da cidade. A expectativa da diretoria do Ateneu é de agilizar os trabalhos para alavancar o futebol da cidade com a aprovação pela Câmara Municipal de Montes Claros de projeto que autoriza o Município a investir R$ 2,134 milhões na reforma e melhoria do estádio. A arena multiuso do Ateneu terá capacidade para no mínimo 4 mil pessoas.
Abandonado há mais de 10 anos, o estádio João Rebello foi tomado pelo mato, servindo para proliferação de ratos, animais peçonhentos e do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e do Zika Virus. Também passou a ser frequentado por consumidores de drogas e marginais. Desta forma, o projeto de recuperação do campo tem o apoio e o envolvimento dos moradores do Bairro São José, que, depois de muita luta, veem a possibilidade de finalmente ficarem livres do vizinho incômodo e de terem a solução de um problema de saúde pública.
Enfrentando dificuldades financeiras para as obras de recuperação do campo, a diretoria da Associação Desportiva Ateneu assinou contrato com a Prefeitura, cedendo o estádio para a Municipalidade em regime de comodato. O contrato firmado entre as partes prevê que o espaçoterá a gestão da Prefeitura etambém será compartilhado com outros clubes de futebol locais. Ou seja: a ‘Arena Ateneu’ será usufruída por toda cidade de Montes Claros.
- Com esta iniciativa, vivemos um momento histórico para o ressurgimento do futebol profissional em Montes Claros, incentivando o esporte e o desenvolvimento de projetos sociais. É um empreendimento que vai beneficiar toda a cidade e o Norte de Minas - afirma Cássio Aquino.
ACESSO FÁCIL
Cássio Aquino chama atenção para a localização do estádio João Rebello, situado no Bairro São José, próximo da área central de Montes Claros. Ele destaca que este é um ponto altamente positivo para a implantação do empreendimento, tendo em vista que a futura ‘Arena do Ateneu’ terá facilidade de acesso para os torcedores, já que todos os bairros de Montes Claros são servidos por linhas de ônibus que vão até o Centro da cidade.
Por outro lado, o presidente do Ateneu ressalta que podem ser adotadas medidas que venham facilitar a entrada dos torcedores na futura arena, sem acarretar problemas para o trânsito. - Trata-se de uma questão de adaptação. O Aliance Parque (estádio do Palmeiras, em São Paulo), O Independência (Belo Horizonte) e o La Bombonêra (estádio do Boca Juniores, em Buenos Aires) são exemplos de estádios localizados em áreas centrais e residenciais, onde foram conseguidas adaptaçõesà realidade urbana - lembra.
PARCERIAS
Com a aprovação do projeto que visa à destinação de recursos do município a para a reforma e melhoria do estádio João Rebello, Cássio Aquino espera que sejam viabilizadas várias parcerias com grandes clubes e empresas, que já foram discutidas.
- A partir do momento que tivermos um projeto com recursos para reforma aprovados, tenho certeza que conseguiremos parceiros para alavancarmos o futebol do Ateneu para a disputa de competições oficiais. Chegamos a fechar uma parceria com o Sporting Braga - de Portugal - com altos investimentos no clube e na cidade, mas, ao verem a situação que se encontra o Estádio João Rebello hoje, eles desistiram. Atlético e Cruzeiro também já se dispuseram a ajudar. Mas, a falta de estrutura do estádio atrapalhou a concretização das parcerias. A partir de agora, vamos retomar os entendimentos com os futuros parceiros - anuncia.
