Heberth Halley
Repórter
www.onorte.net/halley
O árbitro montes-clarense da FMK – Federação mineira de karatê, Roberto Ronaldo Silva, foi um dos homenageados no I Mega evento de karatê de Minas Gerais, realizado em Poços de Caldas nos dias 21 a 23 de abril. Foram duas competições: o campeonato mineiro e a copa Poços de Caldas de karatê, sendo que o árbitro Roberto Ronaldo apitou as duas competições.
Ele comenta que foi muito elogiado pelo diretor de arbitragem da FMK, Celso Machado, pelo desempenho, dedicação e por ter se sobressaído na prova de classificação de árbitros.
Além da homenagem, o árbitro tentou a prova de classificação da FMK para passar a ser árbitro A ou B. Atualmente é considerado pela FMK árbitro C e D.
- Quero crescer na arbitragem no karatê. Com muito trabalho e dedicação, pretendo chegar à FBK – Federação brasileira de karatê.
Muito emocionado com a homenagem que recebeu, Roberto aproveita a oportunidade para agradecer a todos os seus amigos karatecas pelo apoio nessa tão batalhada caminhada, como ele mesmo ressalta:
- Quero agradecer aos professores Vicente, da academia Sol Nascente, Welinton Danilo e ao atleta Marquinhos. Muito obrigado pela força.
CAMINHADA
Roberto Ronaldo foi karateca e é faixa preta no terceiro dan, mas salienta que não pratica mais. É árbitro da FMK há dois anos, sendo que há três se dedica à arbitragem. Conta que a atividade começou pelo fato de Moc não ter árbitros de karatê:
- Antigamente, só tinha Wellinton Danilo.
Sua primeira arbitragem foi nas competições em Moc, no campeonato norte mineiro de karatê. Já na FMK, a primeira arbitragem foi numa competição em Sete Lagoas.
Nesse tempo já apitou campeonatos como o mineiro, JIMIs – Jogos do interior de Minas, entre outros.