Nairlan Clayton Barbosa
AMÉRICA
O América passou por uma ampla reformulação desde o fim do ano passado. Para 2017, a direção do Coelho manteve Enderson Moreira no comando técnico da equipe e contou com o trabalho do diretor de futebol Ricardo Drubscky para ir atrás de peças para o treinador montar um novo time. Depois de 21 dias de pré-temporada, a equipe alviverde estreou em um empate sem gols contra o Ceará, pela Primeira Liga, no Independência. O torcedor americano finalmente pode ver o que funcionou na remontagem do elenco e o que ainda precisa de ajustes para a sequência do ano.
Nesse primeiro compromisso, há que se relevar o desentrosamento entre os atletas em um ritmo competitivo de jogo oficial – o América realizou dois jogos-treinos antes da estreia. Ainda assim, o Coelho demonstrou rendimento em vários fundamentos e teve bons destaques individuais. Porém, também teve pontos baixos que devem chamar a atenção de Enderson Moreira para a estreia no Campeonato Mineiro, no domingo, contra o Democrata de Governador Valadares, assim como para a sequência do clube na temporada
ATLÉTICO
O Atlético estreia na temporada 2017 neste sábado, contra o América de Teófilo Otoni, pelo Campeonato Mineiro. Será também o primeiro jogo de Roger Machado no comando do time alvinegro. Nesta sexta-feira, o treinador divulgou a lista com 23 jogadores relacionados para essa partida.
As ausências são o zagueiro Leonardo Silva (livre de lesão, mas ainda em recuperação da forma física), o goleiro Victor, o lateral-direito Patric, os zagueiros Erazo e Rodrigão, o volante Lucas Cândido e o atacante Robinho, todos em tratamento médico.
Os dois reforços já anunciados pelo Atlético estão na lista. O zagueiro Felipe Santana, inclusive, será titular contra o América de Teófilo Otoni. Já o lateral-esquerdo Danilo ficará como opção no banco de reservas.
CRUZEIRO
Rafael Sobis foi o escolhido pelo técnico Mano Menezes para ser a referência no ataque do Cruzeiro. Jogador de boa mobilidade, o camisa 7 vem aprimorando o entrosamento com os colegas de setor ofensivo – Arrascaeta, Alisson e Robinho – e mostra estar à vontade na função. Quem aparece como “sombra” é Ramón Ábila, com estilo de jogo mais “preso” entre os defensores adversários. Os dois atacantes se destacaram nos três testes da Raposa na pré-temporada: vitórias nos jogos-treino contra Águia (7 a 0) e Araxá (3 a 0) e no amistoso diante do Brasília (8 a 2). Ambos serão alternativa de estratégia para Mano, que prepara a equipe para a estreia no Campeonato Mineiro – domingo, às 17h, contra o Villa Nova, no Mineirão.
No jogo-treino contra o Águia, Sobis marcou dois dos sete gols cruzeirenses. Diante do Araxá, balançou a rede uma vez. Já no “atropelo” sobre o Brasília, o atacante fez três gols, dois deles em chutes bem colocados da entrada da área, provando que a pontaria está afiada. Por vezes, Rafael Sobis saiu da área para buscar a bola e tabelar com os companheiros. Além disso, ele procurou pressionar a saída de bola dos adversários, numa espécie de marcação alta.
Ramón Ábila também mostrou o faro de artilheiro ao balançar as redes por cinco vezes (três no Águia, uma no Araxá e uma no Brasília). Com muita força física, o centroavante incomodou bastante os defensores adversários nas divididas e apresentou senso apurado de posicionamento. Embora não tenha tanta habilidade quanto Sobis, Ábila sabe se colocar no local certo para receber assistências dos colegas.
