Aluno da Funorte faz bonito no Mountain Bike

Estudante de Direito, Lucas Gabriel se realiza também nas pedaladas

Leonardo Queiroz
05/05/2022 às 00:55.
Atualizado em 05/05/2022 às 10:59
 (Alysson Vieira/ divulgação)

(Alysson Vieira/ divulgação)

O estudante do primeiro período de Direito no Centro Universitário Funorte Lucas Gabriel Ribeiro Passos, de 18 anos, participou do mundial de Mountain Bike e vem se destacando cada vez mais na modalidade. O atleta não levou o título, mas já coleciona um histórico de mais de 50 competições na Bahia, São Paulo e Minas, já se preparando para o evento Rei dos Montes, em Montes Claros, em 21 e 22 de maio. 

“O mountain bike surgiu em minha vida a partir da hora que eu saí para pedalar com os amigos para diversão”, relembra. “Sempre queria melhorar meu tempo nas subidas e por acaso participei da corrida Rei dos Montes sem mesmo estar inscrito, sem compromisso e só cumprindo o percurso onde completei os 64 km e começou o sonho de ir mais longe”. 

Lucas conta que conciliar o curso de Direito com o esporte é algo tranquilo por ter aulas de manhã. Ele sempre aproveita o tempo livre para treinar. Para ele, está sendo fácil e acha importante a prática esportiva para rendimento nas aulas do curso, bem-estar mental e físico. 

O estudante destaca que a importância de conseguir apoios para se manter no esporte. “A gente termina um treino já pensando na recuperação para o outro dia e ainda praticar academia para complementar o fortalecimento, o que acaba exigindo bastante”, diz Lucas. “Além disso, a maioria dos atletas não possui patrocínio e pelo fato de o mountain bike ser um esporte um pouco caro, com alto custo para manter o equipamento, gastos com peças, assessórios e manutenção, além das viagens”, acrescenta.

Para o jovem atleta, porém, o sonho de estar competindo é mais forte que os desafios que encontra pelo caminho. E por isso ele sempre dá um jeito de participar das competições apesar dos gastos que envolvem hospedagem, alimentação, passagem, deslocamento e como dito a manutenção do equipamento. “Tenho alguns patrocinadores que ajudam, mas nunca cobrem os gastos totais mensais e penso em nunca desistir dos meus sonhos por nenhum desafio que venha a enfrentar. Sonho em ser campeão brasileiro e esse é um dos meus focos principais”, conclui. 

Lucas Gabriel se inspira no craque Henrique Avancine, considerado o melhor do Brasil na modalidade e que saiu do país para disputar campeonatos e foi ganhando destaque até chegar no top 1 do ranking mundial de mountain bike. 

Além de participar do Reis dos Montes o estudante da Funorte já está inscrito na Volta do Goiás, uma das principais provas nacionais de ciclismo de estrada. São cinco etapas do dia 8 a 12 de Junho e com apenas um mês de treinamento está confiante em trazer a vitória para casa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por