Depois de realizar com sucesso a fase regional dos Jimi – Jogos do interior de Minas, Montes Claros se prepara para sediar pela primeira vez a fase estadual do Minas Olímpica/JEMG – Jogos escolares de Minas Gerais, entre os dias 10 e 15 de agosto. A cerimônia de abertura será dia 11 de agosto, às 20h, no parque de exposições João Alencar Athayde.
Mas, antes do início das competições, acontece neste sábado, 1º de agosto, às 8h, reunião técnica no parque de exposições. Essa reunião contará com a presença dos representantes das escolas classificadas para a etapa estadual. A participação do representante do município/escola na reunião técnica é obrigatória, conforme o artigo 31 do regulamento geral. Na falta do representante deverá ser indicado substituto, por meio de procuração, com firma reconhecida em cartório.
O Minas Olímpica/JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo/social de Minas Gerais e faz parte do projeto Minas esporte do governo do estado. É uma competição esportiva/educacional de ensino fundamental e médio, dos 852 municípios mais a cidade de Belo Horizonte. Tem promoção do governo de Minas, através da SEEJ - Secretaria do estado do Esporte e Juventude, em parceria com a secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e SRE – Superintendência regional de ensino.
Serão mais de 3500 alunos de várias escolas do estado, envolvidos em 11 competições: futsal, handebol, basquete, handebol, peteca, judô, xadrez, atletismo, natação, tênis de mesa e atletismo PCD nas categorias masculina e feminina. No módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 1995, 1996 e 1997), e módulo II de 15 a 17 anos (nascidos em 1992, 1993 e 1994).
LOCAIS DOS JOGOS
Serão 15 locais de competições sendo que cada um deles acontece haverá disputa de uma modalidade: ginásio Darcy Ribeiro no MCTC – Montes Claros Tênis Clube (basquete módulo II), ginásio Ana Lopes (futsal modulo II), ginásio Poliesportivo Tancredo Neves (handebol módulo II), ginásio da UFMG (judô), Unimontes (natação), ginásio do Colégio Padrão (handebol módulo I), ginásio do Sesiminas (vôlei módulo I), ginásio do Sesc (basquete módulo I), ginásio do Colégio Marista (futsal módulo I), ginásio da AABB (vôlei módulo II), Colégio Imaculada Conceição (tênis de Mesa), Max Min (peteca) e parque de Exposição João Alencar Athaíde (xadrez).
Os mais de 3500 alunos/atletas ficarão alojados em 24 escolas estaduais e municipais da cidade: E.E. Antônio Figueira, E.E. Armênio Veloso, E.E Carlos Versiane, E.E. Clóvis Salgado, E.E. Dom Aristides Porto, E.E. Dom João Pimenta, E.E. Dona Quita Pereira, E.E. Dr.João Alves, E.E. Dr. Mário Tourinho, E.E. Eloy Pereira, E.E. Felício Pereira de Araújo, E.E. Francisco Lopes da Silva, E.E. Nereirde de carvalho, E.E. Prof. Alcides Carvalho, E.E. Prof. Hamilton Lopes, E.E. Prof.Plínio Ribeiro, E.E. Cristina Guimarães, E.E. Dulce Sarmento, E.E. Vereador Francisco Tófani, E.E. Zinha Prates, E.E. Dr. Carlos Albuquerque, E.E. Augusta Valle e E.M. Geraldo Pereira de Souza.