Abertura da Jonafes reúne comunidade civil e acadêmica

Jornal O Norte
Publicado em 19/06/2006 às 12:02.Atualizado em 15/11/2021 às 08:37.

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Com presença de diversas autoridades civis e acadêmicas e professores do Brasil e do exterior, começou na última quinta-feira, 15, a Jonafes – Jornada nacional de atividade física, esportiva e de saúde, promovida pela Soebras/Funorte.






Com presença de diversas autoridades e professores de vários países, a Jonafes iniciou suas atividades na última quinta-feira


(foto: Paulo Luciano)



Já na cerimônia de abertura, os participantes manifestaram entusiasmo com a Jornada, que movimentou o meio acadêmico até domingo, dia 18 de junho, com mais de 40 cursos com vários temas, como fisiologia do exercício na promoção da saúde, hidroginástica na terceira idade, educação física escolar, medicina esportiva, avaliação de atletas de futebol, natação para bebês, personal training, educação física hospitalar, educação física terapêutica, ginástica laboral, musculação, formação de fitness, entre outros, de interesse não só do educador físico, mas também para nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos e fonoaudiólogos.



ABRINDO CAMINHOS



Segundo o diretor da Soebras e presidente da Funorte, Ruy Adriano Borges Muniz, a Jonafes é um momento importante para a formação dos acadêmicos.



- Participar de uma jornada nacional como essa acrescenta muitos conhecimentos, muitas informações aos professores e, principalmente, aos acadêmicos,  que começam a ter uma visão extra-universidade e perceber como ocorre a produção da ciência e o progresso do conhecimento em outros locais. Essa referência instiga o crescimento, a pensar maior, levando os acadêmicos a desejarem ser tão bons quanto os professores que estão participando do evento, diz Ruy.



OUSADIA



Em seu discurso de abertura da jornada, Ruy Muniz fala sobre a ousadia  de uma instituição de uma cidade do interior em organizar um evento com tão grande proporção, atraindo profissionais diversas áreas e de vários países, fazendo com que os olhos do mundo acadêmico de todo país se voltem para cá.



- Uma instituição comunitária como é a Soebras/Funorte existe para promover o desenvolvimento da comunidade na qual está inserida,  sem se perder da questão pedagógica, da promoção do conhecimento universal, mas o compromisso primeiro é promover na comunidade o crescimento das pessoas, elevando sua qualidade de vida, organizando essa comunidade para que possa reivindicar seus direitos, que tenha acesso a serviços de qualidade e inserção ao mundo tecnológico.



- A Jonafes é um momento importante para nós porque, além de promover uma interação entre professores, acadêmicos e comunidade, coloca na pauta do dia a defesa dos interesses dessa comunidade, chamando atenção de outras universidades para a diversidade e riqueza da região, atraindo novos investimentos e descobrindo o caminho para seu desenvolvimento. Que bom que essa porta está sendo aberta através da Educação, argumenta o professor.



PRESENÇAS



Na festa de abertura estiveram presentes a assessora do ministério do Esporte, Cássia Damiani, representando o ministro Orlando José de Jesus Júnior, reitor da Utad – universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Armando Mascarenhas Ferreira, o presidente Conselho Federal de Educação Física,  Jorge Steinhilber, que também representou o diretor do Conselho Regional de Educação Física, professor Cláudio Augusto Boschi, além de diretores da Soebras/Funorte, professores portugueses, cubanos e brasileiros de diversos estados.



Em uma fala descontraída e emocionada, a diretora da Funorte, Tânia Raquel de Queiroz Muniz falou sobre a aceitação da Soebras/Funorte em todo país e, principalmente de Montes Claros e região, desde que foi firmado o intercâmbio com a Utad. Segundo ela, ao ter as portas da Europa e África abertas para a instituição, as pessoas puderam vislumbrar a seriedade, empenho e dedicação com que a Soebras/Funorte vem trabalhando para o desenvolvimento da Educação na região. Raquel agradeceu, ainda, a parceria e amizade dispensadas pela Unimontes, através da reitoria,  da prefeitura e de todas as faculdades da cidade.



UNIVERSIDADES IRMÃS



Segundo o reitor  Armando Mascarenhas, a Utad veio encontrar no Brasil uma instituição que realiza um trabalho com a mesma vontade e dedicação à comunidade como o que vem sendo desenvolvido em Portugal, tendo a inclusão social como fator fundamental para o crescimento do país.



- As duas instituições iniciaram um intercâmbio há alguns anos e a Funorte e a Utad estão nesse momento profundamente envolvidas em um projeto ambicioso que é bom para nós portugueses, mas é sobretudo bom para a Funorte e para o norte de Minas. Educação e a formação são peças essenciais para o desenvolvimento social, cultural e econômico da sociedade e a Utad e Funorte têm uma particularidade em comum: são  instituições que lutam pelo desenvolvimento da região em que se inserem, diz.



Sobre a Jonafes, o reitor diz que é  uma organização sensacional que faz recair sobre Montes Claros e todo Norte de Minas, os olhares daqueles que têm responsabilidade de definir políticas de desenvolvimento do país.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por