A seleção de Mano fez história ao contrário - Técnico é o responsável pelo maior vexame na Copa América até agora

Jornal O Norte
20/07/2011 às 18:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:32

Nunca antes na história deste país a Seleção Brasileira tinha terminado em uma posição tão ruim na Copa América. Eliminada por 2 a 0 nos pênaltis após empatar por 0 a 0 com o Paraguai no tempo normal, a equipe verde-amarela terminará a competição em oitavo lugar — a pior campanha em 32 participações no torneio de seleções mais antigo do mundo. Antes do fracasso dos comandados de Mano Menezes na Argentina, o resultado mais desagradável tinha sido o sexto lugar em 2001, na Colômbia. A marca negativa pertencia a Luiz Felipe Scolari na eliminação, também nas quartas de final, diante de Honduras. O país da América Central participou como convidado de última hora depois da desistência da Argentina e venceu por 2 a 0 no tempo normal.

Além de terminar atrás de Uruguai, Paraguai, Peru e até a Venezuela, a Seleção Brasileira tem uma campanha inferior às do Chile, da Colômbia e da Argentina. Esses dois primeiros também deram adeus nas quartas, mas somaram sete pontos, contra seis dos pentacampeões mundiais. Já os Hermanos, com a mesma pontuação brasileira, têm saldo de gols maior (três contra dois).

Nas 32 participações anteriores na Copa América, o Brasil só tinha ficado fora do G-4 três vezes. Em 1987, quando caiu na primeira fase com direito a derrota por 4 x 0 para o Chile; em 1993, na derrota nos pênaltis para a Argentina, nas quartas de final; e em 2001, no já lembrado vexame de Felipão diante de Honduras.

Desativada na segunda-feira, a Seleção deixou a Argentina da mesma forma que partiu há 24 anos. Em 1987, o time de Carlos Alberto Silva só venceu a Venezuela na casa do maior rival. Em 2011, tropeçou na Venezuela, empatou duas vezes com o Paraguai e derrotou o Equador.

- Não adianta citar o que não conseguimos fazer. Temos de nos conduzir de acordo com as circunstâncias, mas, acima de tudo, tendo equilíbrio quando o resultado não aparece - disse Mano Menezes.

- Essa é a hora mais perigosa, quando você tem uma tendência de achar que tudo está ruim, que não evoluímos nada, que temos de começar tudo de novo - emendou ele, antes de embarcar rumo ao Brasil.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por