Jerúsia Arruda
Repórter
onorte@onorte.net
Os livros Simples e Princesa, de Maria Estela Kubitscheck e Sonho e Razão:Lucas Lopes, o planejador de JK, de Rodrigo Lopes serão lançados no próximo sábado, 01 de julho, dentro da programação das comemorações dos 150 anos de Montes Claros, com a presença dos dois escritores.
SIMPLES E PRINCESA
Dois mundos diferentes: Maria Estela deixou para trás seus pais biológicos, os irmãos, uma vida simples e se viu diante de um palácio. Não era uma adoção definitiva. Seriam apenas férias na companhia de Márcia, filha de Juscelino Kubitschek e Sarah. Sua chegada foi descrita pelo presidente como um raio de sol na vida de todos. E a adoção se tornou permanente. Maria Estela, nem por isso, deixou de ter contato com os pais biológicos e com os irmãos. Um caso raro de quem tem quatro pais, vários irmãos e muitas histórias para contar. Sua narrativa intimista, fluente, repleta de memórias emocionais, traz nuances de um político nunca conhecidas pelos brasileiros. Mais do que uma biografia, a autora explora um tema que ainda hoje é visto como tabu: a adoção. E mostra que é possível ser feliz levando uma vida simples e de princesa.
SONHO E RAZÃO - LUCAS LOPES, O PLANEJADOR DE JK
No imaginário nacional, a era JK simboliza, como nenhuma outra, otimismo, desenvolvimento e um salto de progresso não apenas econômico, mas também cultural. Afinal, foi JK quem fez com que o Brasil perdesse seu complexo de vira-latas. O que quase ninguém sabe, porém, é como ele chegou lá. Uma das chaves para compreender seu extraordinário sucesso é conhecer o perfil de seu braço direito: o engenheiro Lucas Lopes, nascido em Ouro Preto. Sem ele, JK não teria realizado um governo marcante em Minas Gerais, fundado no Binômio Energia e Transportes. Também não teria realizado, no plano federal, 50 anos em cinco. Nem colocado em prática o seu conhecido Programa de Metas - aliás, foi Lucas quem batizou com esse nome o plano de governo de JK.
A participação de Lucas Lopes no desenvolvimento nacional foi tão decisiva que o jornalista Assis Chateaubriand, em certa ocasião, definiu-o como um brasileiro de dimensões imperiais. É esse personagem central da história brasileira que Rodrigo Lopes resgata no livro Sonho e Razão: Lucas Lopes, o Planejador de JK, cujo título não poderia ser mais apropriado.
LANÇAMENTO
O lançamento dos livros é uma promoção da Academia montes-clarense de Letras em parceria com a secretaria municipal de Cultura e acontece a partir das 19 horas , com sessão solene da Academia, no auditório Cândido Canela, seguida por sessão de autógrafos com os dois escritores, na galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.