Paula Machado
Repórter
Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil para algumas pessoas, muitas ficam nervosas e a voz não consegue sair. Para solucionar esse problema, a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes decidiu através do departamento de Enfermagem, oferecer um curso intensivo de oratória para os acadêmicos e professores que ainda encontram esse tipo de dificuldade em atividades curriculares que exigem pronunciamentos em público ou mesmo apresentação de trabalhos. As aulas serão ministradas entre os dias 24 e 29 deste mês, no próprio campus-sede.
PARTICIPAÇÃO
Conforme a comissão organizadora do curso, além da comunidade universitária, a iniciativa vai atender, também, profissionais e acadêmicos de outros segmentos e instituições, devendo reunir cerca de 200 pessoas. As atividades serão desenvolvidas no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6/campus-sede), das 18 às 22 horas (de 24 a 28/11) e das 8 às 12 horas (29/11), sob a supervisão dos consultores Maricy Kariny Soares Oliveira e César Ataíde Teixeira.
O curso conforme revela a acadêmica do 7º período de enfermagem e líder da equipe técnica do curso de oratória, Patrícia Gonçalves tem 40 horas de duração com certificado também de 40 horas. Segundo ela a procura é constante.
- Para apresentar-se com excelência e qualidade, o profissional precisa saber como expor-se para alçar suas qualidades, destacar-se e fazer a diferença no mercado de trabalho – afirma Patrícia.
CURSO DE ORATÓRIA E O MERCADO DE TRABALHO
Para a coordenadora do curso de oratória, enfermeira e consultora Maricy Kariny Soares Oliveira, falar em público é uma arte, que pode ser descoberta, ou ainda, aperfeiçoada. Ela destaca que o curso acontece por iniciativa dos acadêmicos, diante da demanda apresentada na própria universidade e em outras instituições de ensino, ajudando, inclusive, a revelar qualidades como a eloqüência discursiva.
- A comunicação eficaz é o símbolo de poder e autoridade. Cada vez mais, em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir o alto nível de profissionalismo – afirma.
Patrícia Gonçalves, concorda com a coordenadora do curso e afirma que o aprendizado em oratória é de suma importância para a capacitação profissional, já que o domínio da comunicação permite a construção de um bom marketing pessoal e da conquista do espaço profissional, tornando-se preponderante para o desenvolvimento do indivíduo. Para ela um profissional que sabe se comunicar tem mais chance de conseguir um bom emprego e maiores chances na vida profissional.
- O profissional que sabe como argumentar possui melhor capacidade de convencer, vender suas idéias, negociar e expor-se de forma brilhante no mercado de trabalho – diz.
DEFICIÊNCIA
Ela explica que Montes Claros tem necessidade de cursos como esse, já que a cidade tem crescido bastante e que o mercado exige profissionais cada dia mais competentes.
- Uma vez que é o pólo norte-mineiro e o mercado de trabalho está ficando cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados que sabem se posicionar, é necessário tentar se adaptar a essas mudanças para conseguir melhorias significativas - ressalta.
INSCRIÇÕES
Para acadêmicos da Unimontes com apresentação da carteira de identidade e comprovante de matrícula no ato da inscrição o valor à vista é de 80,00 reais; para profissionais vinculados à Unimontes e, acadêmicos e profissionais de outras instituições (apresentar carteira de identidade no ato da inscrição) o valor à vista é de 100,00 reais. Pagamento somente em dinheiro. As inscrições são feitas na Unimix/ Unimontes.