Logotipo O Norte
Terça-Feira,18 de Novembro

Universidade adquire impressora de braile

Jornal O Norte
Publicado em 27/11/2008 às 10:58.Atualizado em 15/11/2021 às 07:51.

Da Ascom/Unimontes



A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conta com um serviço voltado exclusivamente para o atendimento aos deficientes visuais e demais categorias que ingressam na instituição pelo sistema de reserva de vagas: o Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi). Neste mês, os benefícios estão sendo ampliados com a aquisição de uma impressora específica ao sistema em braille.






Impressora em braille reforça atenção especial aos


deficientes visuais na Unimontes



- Com o uso da impressora em braille será facilitada a permanência dos deficientes visuais na Universidade. Estão sendo oferecidas todas as condições necessárias para o bom desempenho acadêmico, melhorando o processo ensino/aprendizagem - afirma o professor João Olímpio Soares dos Reis, coordenador do Núcleo de Sociedade Inclusiva, vinculado ao departamento de Educação/Centro de Ciências Humanas (CCH) e coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino. O núcleo atende também surdos e portadores de outros tipos de deficiência.



Desde o seu primeiro mandato como reitor da instituição, o professor Paulo César Gonçalves de Almeida tem orientado os diversos setores da Universidade no sentido de serem implementadas ações voltadas à inclusão e integração dos portadores de deficiências, não só para assegurar a eles os direitos consignados na legislação, mas também para propiciar a efetiva integração na comunidade acadêmica. Segundo o reitor, acima dos dispositivos legais, deve prevalecer o respeito à dignidade e à cidadania.



OS BENEFÍCIOS



Atualmente, estão matriculados na Unimontes sete deficientes visuais, que são alunos nos cursos de Artes, Ciências Econômicas, Direito, História, Pedagogia e Serviço Social. Com a compra do novo equipamento, todos poderão receber apostilas, textos, provas e outras informações pelo sistema em braille. Os interessados deverão procurar o Nusi, sediado no prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, que oferece, ainda, assistência permanente de especialistas.



Uma das profissionais vinculadas ao núcleo é a professora Aline Silvania Ferreira dos Santos, especialista em Braille. Ela destaca a importância do investimento autorizado pela reitoria da Unimontes para aquisição da impressora. A criação do sistema de escrita Braille é um avanço inenarrável na vida da pessoa cega, pois através desse, é possível ter o acesso à grafia das palavras, o que torna mais fácil o processo de ensino-aprendizagem, afirma.



O Nusi – criado em 2005 – conta, ainda, com a participação de 18 acadêmicos de diversos cursos da universidade, que atuam como voluntários. Eles auxiliam os deficientes visuais na movimentação e no desenvolvimento de leitura de textos, estudos e pesquisas.



RESERVAS DE VAGAS



Em atendimento à Lei Estadual 15.529/2004, o sistema de reserva de vagas foi instituído na Unimontes desde o Processo Seletivo 1/2005, realizado em dezembro de 2004, contemplando afro-descendentes (20%) e egressos de escolas públicas (20%), estes efetivamente carentes e portadores de deficiências e indígenas (5%).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por