Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro

Uninorte é a nova meta do grupo Soebras/ Funorte

Jornal O Norte
17/01/2006 às 10:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

A Funorte – Faculdades unidas do Norte de Minas criou e mantém amplo sistema educacional ministrando cursos que vão da pré-escola ao ensino superior, englobando ainda cursos de Pós-graduação lato e strictu sensu em diversas áreas.

Com consolidada experiência no ensino técnico-profissionalizante, a Funorte se firmou como o maior centro de formação de mão-de-obra no nível médio e superior em todo interior mineiro.

Pioneira entre as faculdades de ensino privado de Montes Claros, a Funorte teve o primeiro processo seletivo realizado em janeiro de 1998, para o curso de Comunicação Social – Jornalismo.

Em 3 de julho de 2000 foi inaugurado o campus universitário Funorte/JK – na antiga fábrica da Cortnorte – onde, a partir de 22 de dezembro abrigou o Instituto de Ciências da Saúde – ICS, sendo sua mantenedora. Autorizado pelo ministério da Educação, através da portaria n° 2179, a faculdade passou a ministrar o curso de Educação Física, bacharelado e licenciatura plena.

Levando em consideração a ampla experiência no ensino técnico-profissionalizante na área de saúde, foi concedida ao ICS autorização para funcionamento dos cursos de bacharelado em Odontologia.

Hoje, o número de cursos foi ampliado e novos campus foram abertos, oferecendo mais de 2000 vagas para 42 cursos como Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Geografia, História, Letras Português e espanhol, Educação Física, Odontologia Normal Superior, Pedagogia, Farmácia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Turismo, Administração, Serviço Social, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Medicina entre outros.

METAS

A Soebras/Funorte é constituída por aproximadamente 16 mil alunos e 1.380 funcionários em toda região, que compõem um núcleo articulador de cultura e conhecimento diferenciado que não busca apenas homogeneidade no seu ensino, mas qualidade e pluralidade integrada.

Composta por 12 núcleos, a Soebras/Funorte possui instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, Ensino Médio, Educação para jovens e adultos, Cursos técnicos, Graduação e Pós-graduação em várias cidades da região, formando assim um grande complexo educacional.

No conjunto de todas as escolas mantidas, a Soebras/Funorte atende a uma totalidade de 3.400 pessoas considerando todas as suas áreas de atuação (com exceção dos cursos ministrados em convênio com a Setascad/ MG) emprega mais de 250 colaboradores entre corpo técnico e docente, e movimenta uma receita anual da ordem de 1,5 milhão de reais. Sem dúvida, está se consolidando como a maior instituição de ensino privado, de natureza filantrópica, de todo o Norte de Minas e reúne excelentes condições de crescimento. Sua consolidação, cada vez mais, é fator de desenvolvimento para toda a região.

Visando atingir um nível cada vez mais alto de qualificação e titulação de seu corpo docente, a Funorte estabeleceu convênios com três das melhores universidades do país – a Universidade federal de Minas Gerais, Universidade federal de Uberlândia e Universidade federal da Bahia – criando centros de excelência em Odontologia e Educação Física, viabilizando em Montes Claros e Januária cursos de pós-graduação lato e sticto sensu em Geografia, Lingüística e Odontologia, além de especialização, aperfeiçoamento e atualização na área odontológica, desportiva, geriátrica, psico-pedagógica e de comunicação.

Foram firmados, ainda, convênios com a universidade de Atenas e UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - para intercâmbio entre acadêmicos e professores.

CIDADANIA

Comprometida em promover a melhoria do ensino, desenvolver pesquisas e ampliar a extensão através de prestação de serviços à população, a Funorte/Soebras desperta ações de cidadania, para formar o profissional habilitado e comprometido com as causas sociais, onde os valores humanos, a ética, a paz, o respeito à cidadania convivem harmoniosamente com a ciência e tecnologia. Além do ensino atualizado, a Funorte/Soebras contribui para a evolução do conhecimento, e mantém permanente diálogo com a sociedade numa produtiva integração que visa a atender as necessidades do mercado de trabalho.

Atividades desenvolvidas nos campi em Montes Claros e em diversas regiões da cidade, como rua de lazer, ginástica e hidroginástica para terceira idade, danças e brincadeiras para crianças portadoras de câncer e de deficiências físicas fazem parte de uma parceria estabelecida entre a Funorte e entidades filantrópicas como asilo São Vicente de Paulo, fundação Sara, Apae e escolas municipais.

UNINORTE

A nova meta do grupo Soebras/Funorte é a transformação das Faculdades unidas do Norte de Minas em Universidade de Minas Gerais do Norte – Uninorte, uma universidade regional multi-campi com sede em diversas cidades do Norte de Minas Gerais, de forma a descentralizar as condições propiciadoras de desenvolvimento, distribuindo e homogeneizando oportunidades e fluxos de investimentos.

Segundo o presidente da Funorte e diretor da Soebras, o professor e vereador Ruy Adriano Borges Muniz, esse será um importante passo para alavancar o progresso e o desenvolvimento da região.

- Estamos adaptando o regimento e promovendo a integração dos cursos de graduação para que esse importante passo seja dado. Durante todo o ano de 2006 estaremos fazendo as modificações e adaptações necessárias, com o devido acompanhamento do MEC, para que no segundo semestre de 2007 a transformação de faculdades para universidade aconteça de forma definitiva – explica.

Segundo Ruy Muniz, o que falta a Funorte é ter seu próprio núcleo de pós-graduação stricto sensu.  Para que este núcleo seja constituído a Funorte está investindo na formação de professores mestres e doutores, mantendo, atualmente, 120 professores que se preparam em mestrado e doutorado em diversas áreas em Portugal e vários outros em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Ruy Muniz diz que a Funorte deverá entrar com o pedido de autorização no MEC no segundo semestre deste ano.

- Existe um grupo de trabalho constituído por professores e especialistas em educação, coordenado pelo professor da UFMG e consultor da Funorte, Juan Pablo Grego. Esse grupo está providenciando todas as adaptações necessárias para que o MEC possa conceder a aprovação da Uninorte – explica Ruy Muniz, afirmando que a Funorte já conta com uma iniciativa científica bem consolidada, cursos com bom conceito junto ao MEC e equipe docente preparada para atender às exigências desta nova empreitada.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Com a Uninorte, a região passa a contar com mais um pólo de educação, com campus em diversas cidades. Segundo Ruy Muniz, será uma oportunidade de desenvolvimento e progresso para o norte de Minas.

- A universidade, além de oferecer as atividades previstas na grade curricular precisa manter um núcleo de pesquisa, o que mobiliza a comunidade científica. E isso é sinônimo de avanço, de progresso, de desenvolvimento. Além disso, como universidade, tem autonomia para criar novos cursos sem precisar da autorização do MEC, o que a obriga a manter uma equipe de pesquisa integrada e atualizada, de forma a atender às reais necessidades da região. Isso significa a formação de mão-de-obra especializada para atender a demanda de mercado local, ou seja, mais empregos para o profissional da região e menos profissionais importados de outras cidades – conclui Ruy Muniz, que diz vislumbrar novas perspectivas para o povo norte mineiro.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por