Logotipo O Norte
Domingo,27 de Julho

Unimontes homenageia destaques regionais da Olimpíada de matemática

Jornal O Norte
Publicado em 10/05/2007 às 10:35.Atualizado em 15/11/2021 às 08:04.

Felipe Gabrich


Colaboração para O Norte



"A Unimontes se orgulha em ser parceira de uma iniciativa desse porte, que evidencia, acima de tudo, a valorização do talento de milhares de jovens do ensino médio e fundamental". Foi o que afirmou o vice-reitor, professor João dos Reis Canela, representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, nessa segunda-feira, 07, durante a solenidade de homenagem a 45 estudantes que se destacaram na II Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2006).



Promovida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com 68 universidades públicas do país, a OBMEP reuniu cerca de 180 mil participantes em 87 municípios da região norte-mineira, tendo sido a Unimontes responsável pela organização e coordenação nesta área (Pólo 7 em Minas Gerais), envolvendo professores e acadêmicos do curso de Matemática.  



Os 45 estudantes homenageados pelo bom desempenho na OBMEP são oriundos dos municípios de Bocaiúva, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Espinosa, Icaraí de Minas, Jaíba, Janaúba, Januária, Juvenília, Mato Verde, Montes Claros, Novorizonte, Porteirinha, Riacho dos Machados, Salinas, São João do Paraíso, Taiobeiras e Varzelândia.



DESENVOLVIMENTO



Ao salientar a importância da Olimpíada de Matemática para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e a significativa participação das escolas públicas do Norte de Minas, o professor João Canela destacou o desempenho de todos os alunos participantes. Ele ressaltou, ainda, os avanços da tecnologia no mundo moderno, observando que, "através do talento e da iniciação científica, novas conquistas serão promovidas para a melhoria das condições de vida das pessoas". 



Também o professor Antônio Wilson Vieira, do Departamento de Ciências Exatas - vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), da Unimontes -, e coordenador regional da OBEMP, enalteceu a efetiva participação das escolas públicas do Norte de Minas, ressaltando a importância das premiações conquistadas pelos 45 alunos.  Idêntica opinião foi manifestada pelo coordenador da Olimpíada em Minas Gerais, professor Seme Gerbara Neto, para quem "iniciativas como a OBMEP buscam a valorização do talento dos alunos das escolas públicas do ensino médio e fundamental brasileiro".  "Através dessa olimpíada, a realidade da Matemática está sendo repensada em todo o País", acrescentou Gerbara Neto.



MATO VERDE



Durante a solenidade, foi prestada homenagem especial à professora Alaíde Antunes Freitas, da Escola Estadual Professor José Américo Barbosa, de Mato Verde, pelo "bom desempenho" dos alunos daquela escola na olimpíada. Distinção especial foi conferida, também, aos estudantes Roitimam Antunes Pardinho, da 6ª série da Escola Estadual José Américo Martins, que obteve uma das 100 medalhas de ouro pela 65ª colocação geral no país; e George Henrique Camargo Dias, da 6ª série da Escola Estadual Wenceslau Brás, do município de Jaíba, medalha de prata pela classificação entre os melhores de Minas Gerais.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por