Novos caminhos

Unimontes divulga vagas remanescentes para pessoas acima de 60 anos

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 20/05/2024 às 19:00.
 (Freepik)

(Freepik)

Desde a última segunda-feira (20), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas remanescentes dos cursos de graduação da instituição para pessoas com mais de 60 anos. 

Ao todo estão sendo destinadas 371 vagas em 61 cursos de graduação. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho, pela internet, por meio do site da COTEPS. Os candidatos 60 mais deverão ter concluído o ensino médio e serão submetidos a uma prova de redação no processo de seleção. A prova de redação está marcada para o dia 16 de junho, no horário das 9h às 12 horas, no campus-sede da universidade. 

O resultado com os nomes dos aprovados em primeira chamada será divulgado em 24 de julho. As pré-matrículas dos aprovados em primeira chamada serão realizadas de 24 a 26 de julho. As aulas serão iniciadas no segundo semestre de 2024.

Jussara Maria de Carvalho Guimarães, presidente da coordenação técnica de processos seletivos da Unimontes (COTEPS), explica que a universidade é um espaço para todos onde não cabe nenhum tipo de discriminação. “Quando tivemos essa ideia de buscarmos trazer para dentro da Unimontes a experiência e a sabedoria dessa parcela importante da população, as pessoas idosas com 60 mais, pensamos em uma forma de incluir, não no sentido de encaixar essas pessoas, e sim no sentido de promover o pertencimento de todas as pessoas idosas em um espaço. Isso é sinal de respeito às diferenças, é sinal de cidadania, valorização do ser humano, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de se desenvolver, aprender e também ensinar. E essa oportunidade também traduz a realização de sonhos de muitas dessas pessoas em estar em um curso superior”, diz.

Segundo o psicólogo Luiz Paulo Pereira Prates, estudar após os 60 anos pode ser um estímulo significativo para essa faixa etária. “O movimento na universidade é um passo significativo para qualquer pessoa, mas, para os idosos, essa oportunidade assume um significado ainda mais profundo. Em termos psicológicos, a chance de voltar aos estudos pode funcionar como um poderoso estímulo cognitivo. Estudos mostram que a aprendizagem contínua está associada a uma melhor saúde mental, ajudando a prevenir o declínio cognitivo e doenças como Alzheimer. Além disso, a socialização em um ambiente universitário oferece uma rede de suporte psicossocial vital. Contato diário com colegas da mesma idade ou mais jovens, a participação em atividades acadêmicas e extracurriculares podem combater a solidão, aumentar a autoestima e promover um senso de pertencimento e propósito”, explica o psicólogo.  

EDITAL
Ao todo, por meio de edital, a Unimontes disponibiliza 1.484 vagas remanescentes em 61 cursos. São ofertadas também vagas nas modalidades de transferência interna (371), transferência externa (371) e obtenção de novo título (371). Os interessados nas vagas nessas outras modalidades também deverão se inscrever no período de 20 de maio a 2 de junho, tendo como primeiro critério de avaliação no processo seletivo o histórico escolar. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por