Foram selecionados 28 acadêmicos distribuídos em 13 cursos da Unimontes, que vão desenvolver projetos de iniciação científica e de extensão como parte do Programa Integrado de Ações Afirmativas para Negros – Brasil Afroatitude.
Destinado aos acadêmicos que ingressaram na universidade pelo sistema de reserva de vagas, na categoria afrodescendentes, o Brasil Afroatitude é executado pelos ministérios da Saúde e da Educação e pelas secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade e Direitos Humanos, com o apoio da Unesco - organização das nações unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Unimontes teve o sistema de reserva de vagas implantado a partir do primeiro semestre de 2005, em atendimento à Lei Estadual nº 15.259/2004 e entre as 11 universidades que aderiram ao programa em todo país.
SELECIONADOS
Durante 12 meses, orientados por professores, os acadêmicos selecionados realizam atividades em quatro linhas temáticas: Racismo, Ações Afirmativas, Vulnerabilidade Social e Doenças sexualmente transmissíveis – DST/Aids.
A Pró-Reitoria de Extensão/Unimontes convoca os acadêmicos para a assinatura de termo de compromisso, no período de 10 a 15 deste mês. Para tanto, devem comparecer à Coordenadoria de Extensão Comunitária (prédio da Reitoria, sala 204 - no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro). Cada um receberá, durante um ano, bolsa mensal no valor de R$ 241,51.
PARCERIA
No próximo dia 2 de setembro acontece seminário estadual em Belo Horizonte, contando com a participação dos bolsistas do programa vinculados à Unimontes e UEMG. O objetivo é avaliar as propostas científicas e de extensão com temas comuns, verificando a viabilidade de execução em conjunto de uma agenda mínima, a ser firmada entre as universidades.