Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

Uakiti em Montes Claros: grupo de percussão, um dos maiores do mundo, ministra oficinas para crianças e adolescentes em situação de risco social

Jornal O Norte
31/07/2006 às 11:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:40

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net




O grupo Uakti confecciona os próprios instrumentos a partir de materiais do cotidiano, se destacando pela originalidade na criação e adaptação (foto: divulgação)

Elas tocam, cantam, dançam. Os olhos atentos, aguçados pela curiosidade. Parecem encantadas. É assim que estão as 100 crianças e adolescentes que participam da Oficina de construção e percussão musical, ministrada pelos grupos de percussão Uakti, de Belo Horizonte e Prego de Linha, de Montes Claros, que acontece no dia 27 de julho, na Casa do Tambor.

Segundo o coordenador do projeto, o músico Augusto Gonzaga, a idéia é despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela música, dando-lhes subsídios para se desenvolver na arte.

- Além de ensinar a tocar, vamos ensinar como fabricar instrumentos de percussão, o que vai criar uma intimidade ainda maior entre os alunos e a música, diz Augusto, que salienta a importância da iniciativa não só como movimento artístico, mas principalmente como formação profissional.

Participam do projeto, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que fazem parte de projetos sociais desenvolvidos pela administração municipal, como Centros de convívio, Centro de referência em assistência social, PETI - programa de erradicação do trabalho infantil e Agente Jovem.

Segundo Augusto Gonzaga, o encontro desta semana foi coordenado pelo Uakiti, que ministrou as oficinas durante toda quinta-feira , 27 e manhã de sexta-feira, 28. O próximo encontro será a partir do dia 7 de agosto, com oficinas de 2ª a 5ª feira, pela manhã e à tarde.

UAKITI

Formado no ano de 1978, pelos músicos Paulo Sérgio dos Santos, Artur Andrés Ribeiro, Décio de Souza Ramos e Marco Antonio Madureira, o Uakti, um dos maiores grupos de percussão do mundo, confecciona os próprios instrumentos a partir de materiais do cotidiano como cano de PVC, vidro, metal, pedra, borracha, cabaça e água, se destacando pela originalidade na criação e adaptação dos instrumentos. Participando de shows e gravações de artistas nacionais e internacionais, o grupo também usa instrumentos convencionais, como violões e violoncelos. 

O primeiro trabalho - Uakti - Oficina Instrumental (1981), foi produzido por Milton Nascimento, e o segundo - Uakti II, foi lançado em 1982 pela Ariola-Barclay. Tudo e Todas as Coisas, (1984), representa uma nova fase do grupo, com ênfase na pesquisa da improvisação e da utilização de novos instrumentos como a marimba de vidro e o aqualung, que utiliza o som da água como matéria sonora. Famoso no exterior, Uakti lançou também I Ching, Mapa, Trilobyte e Águas da Amazônia.

PREGO DE LINHA

Formado por músicos montes-clarenses, o grupo se destaca pela utilização de instrumentos tradicionais da música produzida no norte de Minas, como caixa de folia, além das danças e canções típicas da cultura regional.

Sob o comando do músico e fabricante de instrumentos de percussão Tico Lopes, o grupo faz um resgate da cultura musical de Montes Claros. Assim como o Uakti, o Prego de Linha também fabrica seus instrumentos, utilizando técnicas e design originais.

OFICINAS




Crianças participantes de projetos sociais aprendem a tocar


e a fabricar instrumentos de percussão
(foto: Fábio Marçal)

Com duração de cinco meses, as aulas são ministradas por quatro professores e dois monitores do grupo Uakti e outros quatro monitores do grupo Prego de Linha.

O projeto conta com recursos dos governos federal, estadual e municipal.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por