JerúsiaArruda
Repórter
onorte@onorte.net
Alunos da Suplência do Indyu tiveram ontem seu dia de Copa do Mundo. Depois de vários dias de trabalhos interdisciplinares envolvendo temas relativos aos países participantes do campeonato mundial, fazendo uma pesquisa sobre a cultura, religião, idioma e particularidades de cada um deles, os alunos apresentaram um balanço do aprendizado que obtiveram durante o projeto, intitulado Copa do mundo em sala de aula – paixão verde e amarela.
A culminância aconteceu com várias atividades esportivas, encerradas com uma festa de confraternização entre alunos e professores.
Segundo a coordenadora pedagógica, Maria da Conceição Ribeiro, o objetivo foi promover o conhecimento sobre as diversidades da sociedade em todo mundo.
- Nosso objetivo é que o aluno não fique só vibrando com os gols, mas que também procurem saber um pouco mais sobre os países envolvidos na Copa, suas origens, seus costumes. Queremos trazer a copa para a escola em forma de conhecimento.
Os alunos da Suplência do Indyu são, em sua maioria, com defasagem escolar que querem recuperar o tempo perdido, em idade a partir de 15 anos.
Rafaela Bezerra da Silva, 24 anos, estudante do terceiro ano, diz que o projeto foi muito interessante pois criou uma oportunidade de conhecer melhor sobre os países da Copa.
- Muita coisa eu nem imaginava e através das pesquisas aprendi e ainda compartilhei com meus colegas. Foi realmente muito interessante e deu à Copa um outro sentido, comemora a estudante.
Romerson Martins, professor de Química e um dos coordenadores do projeto, diz que a proposta foi aproveitar o momento de Copa do Mundo para contextualizar o que vem sendo ensinado em sala de aula.
- Como todos estão eufóricos com a Copa, dividimos os alunos para estudar os países envolvidos, o que facilitou o aprendizado em todas as disciplinas, explica.
Segundo Conceição, a proposta do projeto foi prontamente atendida pelos alunos que se envolveram intensamente com as atividades, se interessando pelas questões políticas, sociais, geográficas, econômicas, enfim, por tudo que envolve os países estudados.