Mais de 207 mil escolas no país e em mais de 18 mil escolas em Minas Gerais das redes pública e particular de ensino participaram do PAC - Programa Administrador do Cadastro, que visa estabelecer uma base nacional de dados a partir da complementação de dados do Censo Escolar.
Realizado pelo ministério da Educação, o programa efetivou cadastro de alunos, professores e de profissionais auxiliares, cuja atuação se dá em níveis e modalidades de ensino da Educação Básica.
A Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (SRE-MOC), que foi responsável pelo envio de dados de 1.352 escolas, localizadas em 30 municípios de sua circunscrição educacional (Norte de Minas), destacou-se entre as regionais de ensino no estado, com uma totalização de 99,56% na transmissão de informações repassadas junto ao Mec, em Brasília-DF.
A secretaria de Estado de Educação, em Belo Horizonte, que considerou avaliou o desempenho da SRE - MOC excelente, dentro de uma perspectiva de totalização de 100% entre as regionais de ensino.
Para a professora Maria Salete de Souza Nether, diretora da SRE de Montes Claros, o trabalho só foi possível graças ao empenho de todos servidores da Superintendência e envolvimento e apoio da sociedade civil organizada na região, como parcerias estabelecidas com as instituições de ensino superior, prefeituras municipais e comunidade escolar.
O PAC NA EDUCAÇÃO
O cadastro do PAC tem como objetivos principais gerar uma base nacional de dados sobre os estudantes e professores da educação básica, complementar à base de dados do Censo Escolar; garantir a precisão das informações sobre os alunos e professores, possibilitando a realização de diagnósticos aprofundados sobre a educação; assegurar a eqüidade e a transparência na distribuição e na gestão dos recursos destinados à educação básica; subsidiar a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas orientadas para a melhoria da qualidade e da eqüidade na educação; apoiar o aprimoramento da gestão educacional, fornecendo dados para o planejamento da oferta de insumos educacionais e o acompanhamento da trajetória escolar dos alunos.
As etapas para procedimento do Programa vão desde sua fase em baixar formulário via Internet, até as fases de consistências e envio dos dados das escolas para a base de dados do Mec. O PAC faz ainda uma adequação do procedimento de cadastro à realidade de cada escola, ou seja, dá apoio para escolas sem computador e sem acesso a rede mundial de computadores, por meio da utilização de infra-estrutura em informática de prefeituras, escolas e de instituições de ensino particular.