(MANOEL FREITAS)
O Rotary Club de Montes Claros Liberdade promove a campanha de arrecadação de material escolar para crianças carentes. Os kits compostos por cadernos, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, cola, dentre outros, serão entregues aos alunos em 30 de março.
O presidente do Rotary, Alvimar Soares dos Reis, afirma que é a primeira vez que a entidade realiza essa ação solidária de volta às aulas. “Estamos sempre buscando fazer eventos, projetos e ações sociais. É um projeto que terá sequência”, diz.
Segundo o presidente, até agora 140 crianças foram cadastradas para receber o material. Elas são dos bairros Santa Rafaela, Santo Inácio e Vila Tupã. “A nossa expectativa é a de que possamos arrecadar mais materiais escolares para atender crianças de outra região. No primeiro momento, são esses bairros, mas o projeto visa expandir para outros, dependendo da quantidade de arrecadação”, explica Alvimar.
KITS
De acordo com o presidente do Rotary, ainda não foi calculado o volume de material já arrecadado, porém, a expectativa é a de montar kits para as crianças com os objetos básicos, como cadernos, caneta, borracha, lápis, régua, cola, lápis de cor. “Nós estamos no início da campanha, e para atender 140 crianças, precisaríamos de, no mínimo, 700 cadernos para fazer um kit com cinco para cada criança. Esse é o mínimo para fazer um kit bacana para os alunos, mas queremos arrecadar mais do que isso”.
A entrega deve ser realizada na casa de cada criança cadastrada. “Esperamos motivá-las a estudar cada vez mais, vamos pedir para se esforcem bastante, que tenham notas boas, sejam educadas, respeitem o professor, para que o ano que vem a gente possa fazer a mesma coisa”, explica o presidente.
A professora Virgínia Gonçalves de Oliveira conta que a compra dos materiais escolares dos filhos foi bem complicada, mas decidiu contribuir com a campanha. “Tive que pesquisar e o valor passou das contas, mas fiz porque é uma coisa que a gente tem que participar, pois não são todos que têm condição de comprar”, afirma a professora.
Para Silvia de Oliveira, professora de inglês, é muito relevante doar os materiais escolares. “Vejo que para muitas famílias é difícil, é um momento de anseio dos alunos e dos pais, mas que de certa forma eles ficam sentidos por não poderem estar complementando esse lado. Então, acho muito importante participar e ajudar as pessoas que precisam”.