Novidade para os acadêmicos de medicina da Funorte já no início do semestre. Foi assinado, ontem de manhã, pela diretora Geral da Funorte - faculdades unidas do Norte de Minas, Tânia Raquel de Queiroz Muniz, um convênio com a fundação hospitalar Aroldo Tourinho para práticas clínicas dos estudantes dentro do Hospital.
Com a assinatura do convênio, os futuros médicos poderão ter contato desde cedo com a rotina de um hospital, que é referência no norte do Estado. Hoje, 64% de todos os procedimentos do Aroldo Tourinho são realizados pelo SUS.
Segundo Tânia Raquel Muniz o convênio é uma conquista para a classe hospitalar e para a Funorte.
- Hoje, estudantes de outros cursos da instituição como Normal Superior e Enfermagem já desenvolvem atividades para auxiliar os pacientes e também aprender. No caso do curso de medicina, os acadêmicos, que serão acompanhados por tutores, vivenciarão toda a rotina de um hospital desde o pronto-socorro, com os atendimentos de urgência e emergência, até a maternidade e o banco de leite – ressalta a diretora.
Para o diretor do hospital, Alexandre Pires Ramos, esta parceria vai ser forte e duradoura.
- Já temos outros exemplos com faculdades e universidades que vem dando certo aqui na fundação. É importante agregar força. O sucesso e crescimento do hospital são possíveis justamente por causa das parcerias importantes que foram firmadas. Como a do Rotary, que em 1992 aprovou o projeto materno-infantil e liberou U$ 274 mil dólares para a instituição. Com essa verba o hospital cresceu e hoje é referência no tratamento de crianças, principalmente com o apoio aos recém-nascidos. O banco de leite do Aroldo Tourinho, por exemplo, é o único entre Belo Horizonte e Salvador.
ATENDIMENTO
A parceria é importante, principalmente, porque agora a instituição investe mais no acolhimento dos pacientes e dos familiares – é o que afirma o provedor José Maria Marques.
A diretora geral da Funorte, Raquel de Queiroz Muniz, o diretor do Aroldo Tourinho, Alexandre Pires Ramos e a coordenadora do curso de Medicina da Funorte, Magna Quadros Coelho (foto: Ascom)
- Além de equipamentos e da excelência hospitalar também é importante investir no atendimento – conclui ele.
Depois da assinatura do convênio, os representantes da Funorte e do Aroldo Tourinho visitaram as instalações do Hospital e também já programam uma aula inaugural para apresentarem o hospital aos alunos de Medicina.
Para a coordenadora do curso, Magna Quadros Coelho, este convênio vai possibilitar maior inserção do estudante na prática clínica.
- Vamos montar um cronograma com os alunos para desde os primeiros semestres eles terem contato com um hospital que atende uma demanda grande na região. Esta parceria vai impulsionar o modelo pedagógico do PBL, que visa à aprendizagem através da análise dos problemas. E este novo modelo educacional necessita de uma inserção precoce destes acadêmicos com os procedimentos médicos – conclui Magna.