Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

Show de Gabriel Guedes encanta Montes Claros

Jornal O Norte
23/05/2006 às 11:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:36

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

O cantor montesclarense Gabriel Guedes se apresentou ontem no auditório Cândido Canela, dentro da programação de aniversário do Centro Cultural, que completa 27 anos.




Os dons de Godofredo Guedes foram aprimorados por seus filhos e, ao que parece se convergiram novamente em Gabriel: músico, apaixonado por aviação e aprendiz de luthier


(foto: divulgação)

O músico e aprendiz de luthier que herdou do avô e do pai o talento para a música e para a criação, reuniu a família e outros tantos músicos amigos para realizar uma roda de choro no melhor estilo. 

COFRE DE LEMBRANÇAS

No fundo do armário na casa dos pais, Gabriel Guedes encontrou um caderno que deu uma nova direção à sua carreira artística. Era um caderno que guardava mais que lembranças, todos os chorinhos do seu avô Godofredo Guedes. Uma obra inédita com 67 composições manuscritas, das quais 10 estão registradas no Cd Choros de Godofredo, de Gabriel Guedes.

Godofredo Guedes, ou G. Guedes como assinava nas partituras, era músico por vocação e desenvolvia seus dotes construindo instrumentos, tocando ou compondo. Tinha a intenção de lançar-se como músico e chegou a procurar gravadoras no RJ e SP, conseguindo um espaço na Odeon, mas faleceu em 1986 antes de realizar este sonho. 

Algumas de suas músicas foram gravadas pelo seu filho Beto Guedes, como o choro Belo Horizonte, presente em seu primeiro disco solo, A Página do Relâmpago Elétrico e Cantar, a mais conhecida composição de Godofredo, no disco Amor de Índio.

GODOFREDO E GABRIEL

Dois tempos, duas histórias que se reencontram na música. Para esse duo, um mesmo nome: G. Guedes, que vale tanto para Godofredo Guedes quanto para seu neto Gabriel Guedes. A distância que separa os dois (Godofredo faleceu em 1986, quando Gabriel tinha 8 anos) não impede a estréia conjunta em um trabalho recheado de chorinhos, de lembranças e de ineditismo.

Em 2005, Gabriel Guedes lança seu primeiro Cd Choros de Godofredo, que traz chorinhos inéditos do seu avô paterno. O caderno de partituras manuscritas, com composições do avô carpinteiro, construtor de instrumentos, músico, poeta, pintor e artista foi um verdadeiro achado na sua vida. Uma herança de valor inestimável com a qual Gabriel vem realizar o sonho de Godofredo, registrando essas composições em grande estilo.

FAMÍLIA GUEDES

Godofredo Guedes nasceu em Riacho de Santana, Bahia, e herdou de seu pai sanfoneiro o talento para a música. Em 1930, mudou-se para Montes Claros onde tudo começou. A família Guedes cresceu e os filhos de Godofredo despertaram para suas aptidões inspirados no trabalho do pai que, de placas a música, fazia um pouco de tudo.

Morando em Belo Horizonte, Beto Guedes se consagrou como músico e compositor, lançando discos solo e com o Clube da Esquina. Com a artista plástica Silvana Chaves teve seu primeiro filho, Gabriel, e alguns anos depois o caçula Ian. Ambos cresceram num ambiente musical e artístico, em meio a instrumentos, discos e amigos da família.

Godofredo distribuiu seus dons pela família, que foram aprimorados por seus filhos e, ao que parece se convergiram novamente em Gabriel: músico, apaixonado por aviação e aprendiz de luthier.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por