Sexta-feira 13: seus mitos e crendices

Jornal O Norte
16/10/2006 às 11:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:42

Ticyana Fonseca


Repórter


onorte@onorte.net

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França,os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

O número 13 para muitos é símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13, em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo quarto 12-A. Muitos prédios pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano.

CUIDADOS E SORTE

A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.

Muitas pessoas evitam passar por debaixo de escadas, de olhar para gato preto, e de andar sempre com um pé de coelho. Porém, muitos acreditam que hoje é um dia de sorte para os que têm pensamento positivo.

- O dia de hoje eu aposto mais na sorte, quem aposta nela é porque tem pensamentos positivos. Quem pensa em coisas negativas só vai atrair coisas negativas - diz Norma Souto Borges que é vendedora de uma loja com artigos para todos os tipos de religião.

Por outro lado, existem muitas pessoas que não acreditam em nenhum tipo de superstição deste dia.

- Não acredito em sexta-feira 13. Não deixo de passar em baixo de escada, não ligo para gato preto. Eu nasci num dia 13 que para mim é um dia de sorte - diz Nick Eduardo.




(fotos: Wilson Medeiros)

VENDAS

As vendas neste dia aumentam muito, pois as pessoas procuram comprar coisas pra se proteger como velas e defumadores.

- O povo esta comprando vela, defumador. Muita gente que é supersticiosa. Cada vela tem um significado diferente - a vermelha significa vida, a roxa trás mudança de vida, a verde saúde e esperança e a amarela prosperidade. As que vendem mais no dia de hoje são as vermelhas e amarelas. A preta ao contrario do que as pessoas pensam, é para catalizar energias e não para coisas ruins. São entidades diferentes, onde as pessoas buscam proteção por isso existem muitas que acendem todos os tipos de velas. O povo ainda é muito supersticioso. O povo ainda acredita muito nos tipos de religião, o que ainda move estas pessoas é a fé. São Jorge é o santo com imagem mais vendida hoje, pois ele pega tanto a linha católica como a linha de umbanda onde ele significa Ogum - completou Norma Souto Borges.



CRENDICE POPULAR

- Tudo está ligado a energia, Deus é espírito, energia. Esse negócio de sexta-feira 13 e crendice popular, uma coisa não tem nada haver com a outra. A palavra magia, por exemplo, serve para manipular as coisas ruins para o bem. Educar o pensamento, tudo que você pensa pode se realizar. Para mim, hoje este dia é comum. Pois tudo esta refletido no pensamento, pensamento é vida - relatou Aluisio Maia, mais conhecido como Lolo Maia que é umbandista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por