Selecionados projetos para bolsas de iniciação científica

Jornal O Norte
Publicado em 23/01/2007 às 11:38.Atualizado em 15/11/2021 às 07:56.

Em parceria com a Unimontes, a Fapemig duplicou as cotas de bolsas oferecidas aos pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Mestrado da universidade, todos eles recomendados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal para o Ensino Superior – Capes/MEC



A Unimontes - universidade estadual de Montes Claros anunciou na última quarta-feira, a relação dos projetos de pesquisa aprovados para as bolsas oferecidas, em segunda chamada, pelos programas de iniciação científica Probic/Fapemig (Edital – PRP/2066) e Bic-Uni (Edital PRP-06/2006) – uma para cada programa. Ao todo, foram 35 trabalhos inscritos e o processo de seleção foi realizado por comissão especial designada pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.



Para a vaga disponível no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) foram inscritos 21 trabalhos, sendo selecionada a produção Perfil Epidemiológico dos Usuários do Serviço de Diagnóstico Bucal do Norte e Região Metropolitana do Estado de Minas Gerais. Estudo interinstitucional, coordenada pelo professor Hercílio Martelli Júnior, que orientará o acadêmico João Robson Vieira Júnior, do curso de Odontologia.



Já o projeto sobre os Níveis de substituição de farinha de ostra pelo calcário calcítico em dietas de poedeiras comerciais na fase final de produção, a ser desenvolvido pela acadêmica do curso de Zootecnia, Larissa Martins de Carvalho, tendo como orientador o professor Edílson Paes Silveira, foi selecionado entre os 14 inscritos para a vaga oferecida pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes (Bic-Uni).



Com a ampliação do número de bolsas concedidas através dos dois programas, a Unimontes passou a contar, em 2007, com 60 bolsistas vinculados ao Probic/Fapemig e outros 9 bolsistas da própria instituição, por intermédio do Bic-Uni.



COTAS DUPLICADAS



Em parceria com a Unimontes, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) duplicou as cotas de bolsas oferecidas aos pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Mestrado da universidade, todos eles recomendados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal para o Ensino Superior – Capes/MEC.



Segundo a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Sílvia Nietsche, os mestrados em Desenvolvimento Social, Produção Vegetal no Semi-árido,Ciências da Saúde (acadêmico) e Cuidado Primário em Saúde (profissional) serão beneficiados, em 2007, com duas bolsas da Fapemig – para cada curso. No ano passado, havia apenas uma bolsa para os mestrados em Desenvolvimento Social e Produção Vegetal no Semi-Árido.



- A decisão contempla os esforços empreendidos pela reitoria no sentido de fomentar e apoiar as ações de pesquisa e iniciação científica no âmbito da Unimontes, com o que estará sendo reforçada, também, a qualidade na área do ensino - assinala a pró-reitora de Pesquisa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por