Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros abre vagas para designação de professores para atuar nas escolas-referência por curtos períodos, a partir do mês de agosto, em caráter de substituição. As vagas são para os cursos de informática oferecidos nos ensinos fundamental (5ª a 8ª série) e médio (antigo 2º grau).
Além das vagas para a educação básica, serão disponibilizadas, também nas escolas-referências, vagas para professores de cursinho pré-vestibular, cujos cursos começam a partir desse semestre.
ESCOLAS DE REFERÊNCIA
Projeto criado pela secretaria estadual de Educação em todo estado com o objetivo de resgatar a excelência do ensino nas escolas estaduais mineiras, o escola-referência iniciou em Montes Claros através da escola estadual professor Plínio Ribeiro – Escola Normal –, que serviu de piloto e se ramificou para mais oito escolas de Montes Claros, uma de Bocaiúva e uma de Brasília de Minas.
Somente na escola estadual Levi Durães Peres serão 8 vagas para professores com experiência em curso pré-vestibular (foto: Wilson Medeiros)
Para se tornar referência as escolas passaram por uma avaliação criteriosa, que levou em consideração o projeto de melhoria do ensino, a estrutura física e o número de alunos inscritos.
Segundo a professora Ivanilda Aguiar Almeida Moura, que atua na escola estadual Levi Durães Peres como tesoureira, a escola desenvolveu um projeto junto à comunidade, se tornando referência.
- Através do Plano de desenvolvimento pedagógico e institucional, elaborado com consulta junto à comunidade, a escola foi contemplada com vários benefícios. Estamos terminando de montar a estrutura onde vai funcionar a rádio escolar a partir desse semestre; a escola vai ficar aberta em tempo integral para atender aos alunos e já recebemos dois laboratórios, um para aulas de química, física, biologia e matemática, e outro de informática, com toda infra-estrutura, além de uma biblioteca. A partir desse semestre também teremos o pré-vestibular estadual, que abrirá novas oportunidades para os alunos se prepararem para concorrer a uma vaga na universidade, explica a professora que diz que o Levi Durães, que funciona desde 1988, possui hoje cerca de 3.200 alunos inscritos.
PRÉ-REQUISITOS
Segundo a inspetora escolar da SRE/Montes Claros, Thalita Lopes Nunes, a designação trata-se de uma prestação de serviços realizada pelo servidor não efetivo (concursado) do magistério, na qual ele assume, temporariamente, a função de professor, em substituição aos afastamentos legais do professor-titular, ou em cargos vagos, até o provimento definitivo do titular, em sala de aula.
- Podem concorrer às vagas professores com licenciatura plena no conteúdo a ser ministrado; que tenham experiência comprovada na docência; atuado nas terceiras séries do ensino médio no conteúdo a ser ministrado; experiência comprovada em cursos preparatórios ou cursinho pré-vestibular e disponibilidade para atuar nos dias e horários pré-estabelecidos pela escola, explica Thalita.
VAGAS
A relação de vagas será divulgada hoje, a partir das 9 horas na SRE Montes Claros, situada à Avenida Mestra Fininha, 1.642 – Jardim São Luiz. A designação acontece amanhã, sexta-feira e os selecionados serão chamados na escola onde pretendem a vaga.
A previsão é de que as 11 escolas-referência ofereçam uma quantidade aproximada das vagas oferecidas pelo Levi Durães Peres, que, segundo Ivanilda, serão oito somente para professores que atuarão no pré-vestibular.
O candidato interessado poderá obter outras informações pelos telefones: (38) 3212-2806/3212-2191, ou no setor de Inspeção Escolar da SRE de Montes Claros.