Quem tem medo de matemática? Olimpíada mobiliza escolas e universidades de todo país e estimula estudo

Jornal O Norte
Publicado em 13/04/2007 às 11:30.Atualizado em 15/11/2021 às 08:02.

Olimpíada mobiliza escolas e universidades de todo país e estimula o estudo da matemática pelos alunos. Além de descobrir talentos a competição contribui para a melhoria do ensino



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática, a maior olimpíada de ciências do mundo, organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática, voltada para estudantes brasileiros ou de escolas e universidades brasileiras, desde a 5ª série do Ensino Fundamental até estudantes universitários em nível de graduação.



Em sua 20ª edição, a competição é uma oportunidade de inclusão social e descoberta de novos talentos, além de contribuir para que os estudantes se interessem mais pela tão temida matemática.



De acordo com o Edital, a olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores e influenciar na melhoria do ensino.



A OBM é realizada anualmente em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno, sendo o Nível 1, para alunos matriculados na 5ª ou 6ª séries do Ensino Fundamental; Nível 2, para alunos matriculados na 7ª ou 8ª séries do Ensino Fundamental; Nível 3, para alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio; e.



Nível Universitário, para alunos que ainda não tenham concluído o curso superior.



Para os Níveis 1, 2 e 3, as provas serão realizadas em três fases, sendo a primeira no dia 16 de junho, a segunda dia 15 de setembro e terceira, dias 27 e 28 de outubro.



Para o Nível Universitário, a OBM será realizada em duas fases, ambas aplicadas no segundo semestre, coincidindo em dia e horário com a segunda e terceira fases dos níveis 2 e 3. De acordo com o Edital, não existe a limitação no número de alunos por universidade e todo aluno pode participar.



Os alunos que obtiverem a melhor pontuação receberão Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e Menções Honrosas. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada nas regiões que tiverem maior número de alunos premiados. Os vencedores receberão da Comissão de Olimpíadas ajuda de custo para o translado, hospedagem e demais despesas.



Escolas, colégios e universidades de todas as regiões do país podem participar, basta se cadastrar na secretaria da Olimpíada, pelo endereço eletrônico www.obm.org.br.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por