Felipe Gabrich
Colaboração para O Norte
Por iniciativa da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros, prefeitos, secretários e gestores da área de educação de 40 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha se reuniram quarta-feira, 11, para discussão do programa UAB - Universidade aberta do Brasil, desenvolvido pelo ministério da Educação, em parceria com as instituições públicas de ensino superior. O encontro foi realizado no auditório Mário Ribeiro da Silveira, sendo presidido pelo reitor Paulo César Almeida.
O programa UAB tem como objetivo a interiorização da oferta do ensino público gratuito, com a utilização da metodologia de graduação a distância, principalmente nas pequenas localidades, onde são enfrentadas sérias e graves dificuldades de acesso aos cursos superiores. Os números do Ministério da Educação atestam, por exemplo, que, cerca de dois milhões de professores do ensino fundamental no País ainda não têm formação superior.
- Deve ser reconhecida a importância dessa iniciativa para assegurar o acesso ao ensino superior para os jovens e para os professores que já atuam na educação básica, mas ainda não possuem formação de terceiro grau - diz o reitor.
Ele acrescenta que o programa poderá contemplar parte dos anseios das regiões de atuação da Unimontes, que têm se mobilizado para instalação de cursos regulares de graduação.
LICENCIATURA E BACHARELADO
Através do UAB, a Unimontes vai oferecer 14 cursos (de licenciatura ou bacharelado) nas seguintes áreas: Artes (Teatro e Música), Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática, Pedagogia, Serviço Social (bacharelado) e Tecnologia da Gestão em Informação. O programa apresentado pela Universidade às lideranças municipais inclui, ainda, os cursos de pós-graduação Lato sensu nas áreas de Educação a distância e Educação especial.
O modelo de educação a distância já é desenvolvido, no âmbito da Unimontes, através do projeto Veredas, em parceria com a secretaria de estado da Educação, e do programa Mídias na educação, este em conjunto com o governo federal.
Na avaliação da pró-reitoria de Ensino da Unimontes, professora Maria Ivete Soares de Almeida, os maiores beneficiados com o programa serão os municípios, tendo em vista a oportunidade de melhoria da qualidade de vida e do IDH - Índice de desenvolvimento humano através da educação.
Já a coordenadora de Ensino Superior da Unimontes, professora Fábia Magali Santos Vieira, esclarece que o método de ensino, a ser aplicado no programa UAB, tem como base os cursos já oferecidos pelas instituições públicas, com atividades nos pólos municipais de apoio presencial, através de parceria com as prefeituras, e aulas a distância.