Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Música, teatro, dança e muita poesia. Foi assim que ficou o pátio da Funorte – campus São Luiz na noite da última terça-feira, com a apresentação do projeto Prata da Casa, promovido pelos alunos do 2º período do curso de Letras, sob a coordenação do professor de Teoria da Literatura, Élcio Lucas.
O projeto teve como objetivo descobrir, apresentar e divulgar escritores e artistas norte-mineiros e contou com a presença de diversos poetas da região, entre eles Aroldo Pereira, Wagner Rocha, Carlos Eduardo, Zoraide Guerra, João Duque, Regina Célia, Lúcia Helena, Damião Alves e Maria Generosa Ferreira Souto, que declamaram poemas e, emocionados, falaram da alegria em participar do movimento e receber a homenagem em vida, dizendo que enquanto forem lembrados, irão existir.
RECONHECIMENTO
O poeta Aroldo Pereira diz que o projeto desperta o interesse da comunidade acadêmica pela cultura local, aproximando o poeta do leitor, além de representar uma oportunidade de rever amigos.
- Essas reflexões são muito importantes porque proporcionam o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido em nossa cidade e na região. Homenagear o poeta, o artista vivo é muito mais gratificante, diz.
Para a poeta Zoraide Guerra, participar desse tipo de encontro é uma oportunidade de divulgar a beleza da poesia que, com sua leveza, desperta nos estudantes o prazer em cultivar sentimentos nobres.
- Os escritores vêm lutando para que a poesia tenha seu espaço e, diante da violência que choca nosso país, ver tantos jovens reunidos em torno da poesia é como um calmante para nossa alma. É realmente um momento interessante que nos faz refletir sobre o quanto vale a pena viver, explica.
MARINHEIROS DE 1ª VIAGEM
Apesar do nervosismo da turma organizadora, que realizava pela primeira um projeto fora da sala de aula, a noite foi contagiante e atraiu alunos dos outros cursos, que ficaram no pátio assistindo a toda programação.
Além da poesia apresentada pelos poetas presentes e por alunos, representando os homenageados que não puderam comparecer, houve, ainda, apresentação musical com a acadêmica Elen Sabrina e Fernando, monólogo As mãos de Eurídice, interpretado pelo ator Diógenes Câmara, da companhia teatral Os 10 mais, e apresentação do grupo teatral Face a face, de Bocaiúva.
ENCERRAMENTO
Os poetas homenageados participaram de um coquetel de confraternização e receberam presentes.
O acervo reunido pelos alunos, incluindo fotos, vídeo, biografias e livros de vários poetas e escritores norte-mineiros, ficará disponível para consulta e pesquisa na biblioteca da Funorte-campus São Luiz.
O próximo movimento literário promovido pelo curso de Letras será o Chá Poético que acontece no mês de junho, coordenado pelos alunos do 1º período e que contará com a participação de diversos escritores e poetas de Montes Claros e região, professores e acadêmicos de todos os períodos do curso de Letras da Funorte e de outras faculdades.