Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A Rua Doutor Veloso, no centro de Montes Claros, ficou movimentada na tarde do último domingo, com a presença de mais de 150 crianças e adolescentes no antigo prédio do conservatório estadual Lorenzo Fernandez, a maioria oriunda de escolas públicas, que participaram da seleção para as oficinas teatrais, que acontecem de 21 de agosto a 3 de setembro, promovidas pela fundação Marina Lorenzo Fernandez em parceria com o projeto Gaia e a universidade nacional de Brasília.
As oficinas contam com a participação de alunos do departamento de Artes Cênicas da UnB coordenados pelo professor João Antônio de Lima Esteves, e também serão ministradas em Josenópolis, no vale do Jequitinhonha e em januária.
A idéia surgiu por iniciativa de Rafael Tupinambá, estudante de Artes Cênicas na UnB, a princípio como projeto de conclusão de curso, que sugeriu ao professor João Antônio sua execução em regiões carentes, inspirado no projeto Gaia, coordenados por seus pais, Ruy Tupinambá e Eliana Delphino, realizado desde 1996 em mais de 50 comunidades do norte de Minas.
Sugestão aprovada e parceria firmada, as oito oficinas teatrais começaram a ser ministradas na última segunda-feira, 7, em Josenópolis, no vale do Jequitinhonha, e vão até o dia 20, quando começam em Montes Claros.
PROJETO GAIA
Idealizado pelo diretor teatral Ruy Tupinambá e pela bailarina e professora Eliana Delphino, o projeto Gaia percorre a região norte de Minas Gerais desde 1996, realizando oficinas de iniciação à arte da dança e do teatro.
O Gaia já atendeu mais de 50 comunidades ministrando palestras teatralizadas e oficinas sobre a necessidade de valorização e preservação das riquezas culturais, artísticas e naturais contidas em cada região, contribuindo para minimizar os problemas de marginalidade, drogas, gravidez precoce, prostituição infantil e violência, que expõem jovens e adolescentes aos mais altos índices de complicações psicossociais.
O projeto desenvolve atividades fixas nas cidades de Montes Claros, Botumirim, Cristália, Padre Carvalho, Josenópolis, Glaucilândia, Itacambira, Januária e Grão Mogol, incentivando a criatividade na produção artística e cultural.
Em Montes Claros, o projeto atende a centenas de crianças dês escolas públicas municipais da periferia da cidade.
PARCERIA
O contato dos alunos da UnB com o projeto Gaia aconteceu em 2004, na Mostra de Teatro de Montes Claros, através do grupo Cinicamente Cênicos formado por alunos do departamento de Artes Cênicas da universidade. Segundo Ruy Tupinambá, a identificação e satisfação de ambos foram imediatas e outros encontros aconteceram até que no início de 2006 a parceria entre UnB e Projeto Gaia foi formalizada pelo decanato de extensão da universidade de Brasília.
Como resultado dessa parceria, serão realizadas nas três cidades, oficinas que abordam técnicas de Expressão Corporal e Dança; oficina básica de Artes Cênicas; Improvisação; Palhaços (Clown); Cenografia e Suporte Técnico; Maquiagem e Jogos teatrais para crianças.
Baseado na cultura regional da cidade visitada pelo projeto, ao final de cada visita, será montado um espetáculo, apresentado gratuitamente à comunidade.
SELEÇÃO
Na seleção que aconteceu no último domingo, entre mais de 150 candidatos, foram selecionados 71 e 10 estão na lista de espera. Além dos alunos que já participam do projeto Gaia, também foram selecionados jovens da comunidade que já trabalham com dança, teatro e outras expressões artísticas.
As oficinas serão ministradas no prédio da Fundação Marina Lorenzo Fernandez (antigo Celf), na rua Doutor Veloso, de 21 de agosto a 5 de setembro, e em Januária, de 5 a 9 de setembro.
BALANÇO
No próximo mês de outubro, serão realizadas exposição do registro fotográfico e em vídeo; mesa redonda de discussão e intercâmbio das atividades realizadas com o público da UnB e apresentação dos resultados do projeto no departamento de Artes Cênicas/UnB.