Para além dos muros

Projeto da Funorte promove ação social com pessoas em situação de rua

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 16/04/2025 às 19:00.
Com o respaldo do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o projeto tem como objetivo prestar auxílio e promover a sensibilização para os indivíduos que vivem nas ruas (Leonardo Queiroz)
Com o respaldo do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o projeto tem como objetivo prestar auxílio e promover a sensibilização para os indivíduos que vivem nas ruas (Leonardo Queiroz)

Alunos do primeiro período de Direito do Centro Universitário Funorte promoveram uma ação social no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) na última quarta-feira (16), como parte do projeto interdisciplinar ‘Os Muros que Cercam o Mundo 2’. A iniciativa, apoiada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), visa oferecer assistência e conscientização à população em situação de rua.

Além do atendimento jurídico, a atividade teve caráter interdisciplinar, com envolvimento de outras áreas do saber, refletindo sobre as barreiras simbólicas e concretas que cercam populações vulneráveis. O projeto também estimula a empatia, o compromisso social e a formação de profissionais conscientes do seu papel transformador na sociedade.

A professora Alessandra Almeida, uma das realizadoras do projeto que faz parte da disciplina ‘Projeto Interdisciplinar I’, explica que o projeto é voltado para os direitos humanos: “Instigamos nesses alunos a ter um olhar perante a sociedade. O Centro POP recebe essas pessoas em situação de vulnerabilidade para tomarem um banho, lavem a roupa e tenham uma alimentação digna de segunda a sexta-feira. Quando vi todo o processo, foi importante trazer os acadêmicos para eles perceberem os muros que cercam o mundo. Muitas vezes, estamos dentro de nossas casas ou saindo, nos divertindo e não temos percepção de que de repente aquela pessoa que está ali na rua não está ali por escolha e não é o vagabundo como às vezes falam. Mas ela está ali por de repente uma falta de oportunidade ou porque a droga levou ou porque veio de outra cidade em busca de emprego e uma vida melhor e não teve como se manter”, diz.

“Esse trabalho vem para contribuir para que, no futuro e a partir de agora, esses alunos possam contribuir para garantir o princípio da dignidade da pessoa humana. Esse evento também vem chamar a atenção das pessoas e comecem a se importar de fato com a sociedade e comecem a fazer algo diferente. Essa atividade de hoje é para podermos, a partir daqui à escola de Direito do Centro Universitário Funorte estar mais ativo e participativo para melhorar a nossa sociedade como um todo”, completa a professora Alessandra.

“Essa aproximação do curso com as pessoas em situação de vulnerabilidade foi muito importante onde pudemos entender como funciona todo esse acolhimento para que possam ter esses cuidados que é um dos princípios da nossa constituição que é a dignidade da pessoa humana como tratamento médico, psicológico, ensino e alimentação para eles que passam muito tempo na rua sem alguma ajuda”, explica o acadêmico Gabriel Fiúza, que esteve participando do evento.

“Muitos acadêmicos nunca visualizaram essa realidade na vida dessas pessoas e muitas vezes somos preconceituosos com eles e não olhamos o que levou a estarem nessa situação. Foi sem dúvidas algo muito importante estar aqui hoje com aprendizado e conhecimento para nossa carreira jurídica”, completa Gabriel. 

“Precisamos ter a noção e amplitude na nossa mente porque é muito fácil julgar essas pessoas por conta de estarem em situação de rua. Não sabemos como é a vida deles diariamente. As lutas que elas precisam enfrentar e tivemos uma noção de como eles enfrentam tudo isso e como o Centro Pop ajuda no decorrer do dia, os instruindo para que possam crescer diariamente como pessoa e nós nos ajudarmos uns aos outros cada dia mais”, relatou a acadêmica Rebeca Cristine.

A partir do evento, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Funorte, Kátia Gusmão, explica que haverá assistência psicológica através do curso de psicologia Funorte e assistência jurídica através do curso de Direito para os assistidos do Centro Pop. A ação integra o calendário acadêmico do curso de Direito e reforça o papel da Funorte no desenvolvimento de projetos que promovem inclusão, dignidade e cidadania.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por