Teve início na última segunda-feira, 07, e será concluída nesta sexta-feira, 11, a décima primeira edição do Programa de Integração da Universidade ao Campo (PROIN), com visitas aos produtores rurais dos municípios de Nova Era e São Domingos, na região central do Estado. As ações são desenvolvidas por professores e acadêmicos vinculados ao curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros, oferecido no campus de Janaúba.
O evento conta com o apoio das respectivas prefeituras, Emater, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Cooperativa dos Produtores do Leite do Vale do Mucuri - Coolvam. Serão visitadas 25 propriedades rurais, sendo ministradas palestras e minicursos, com o objetivo de serem transmitidas novas técnicas de manejo, com vistas ao aumento da produtividade.
Entre os temas a serem tratados estão: "Nutrição e Produção Animal", "Forragicultura e Pastagens", "Reprodução Animal", Bioclimatologia Animal, "Melhoramento Genético dos Rebanhos", "Profilaxia e Higiene Animal" e "Tecnologia e Processamento de Produtos de Origem Animal". Na avaliação do professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, coordenador do programa, "além da troca de experiências, o PROIN permite que o estudante conheça a realidade do campo e ofereça sugestões para a melhoria das atividades rurais".
O PROIN - implantado em 2005, na primeira gestão do atual reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida - já atendeu 250 produtores rurais em municípios situados nas regiões Centro, Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, como Capitão Enéas, Felixlândia, Janaúba, Montes Claros, Nova Porteirinha, Teófilo Otoni, Unaí, Arinos, Carlos Chagas e Almenara.