Em virtude da paralisação parcial de atividades por professores da Unimontes no período de 19 de agosto a 7 de outubro, alguns cursos terão aulas normais durante os meses de dezembro, janeiro e primeira quinzena de fevereiro, período tradicionalmente reservado às férias.
Os calendários de reposição das aulas, elaborados no âmbito dos Colegiados de Coordenação Didática, observaram as situações registradas em cada curso e Centro, tendo sido apreciados nos respectivos Conselhos Departamentais.
Em seguida, após análise da Câmara de Graduação, foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), instância máxima de deliberação técnica.
Segundo afirma o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, a reposição de aulas foi definida de forma democrática e não houve qualquer ingerência ou interferência da Reitoria no processo, e que foi respeitada a manifestação legítima e democrática registrada a partir dos Colegiados de Coordenação Didática.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, "durante a tramitação das propostas, a Pró-Reitoria de Ensino procurou apenas contribuir com os Colegiados e os Centros, promovendo ampla análise técnica, com o objetivo de verificar, entre outros aspectos, a observância do número de dias letivos estabelecidos em lei e a carga horária de cada curso".
Os graduandos dos cursos que não tiveram as atividades acadêmicas paralisadas (Ciências Contábeis, Direito e Odontologia) vão cumprirão carga horária normalmente até o próximo dia 22 de dezembro e vão estar participando da solenidade de Colação de Grau nesse mesmo dia (a partir das 8 da noite no Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves).
Já nos cursos que tiveram seus cronogramas comprometidos pela paralisação, as aulas acontecem até o dia 10 de fevereiro, estando a Colação de Grau marcada para o dia 15 de fevereiro de 2006, conforme discutido e aprovado no CEPEx.
O calendário letivo de 2006, também deverá sofrer os efeitos da paralisação ocorrida em alguns cursos da Universidade. De acordo com a Reitoria da Unimontes deverá ser convocada, nos próximos dias, reunião extraordinária do CEPEx para deliberação final a respeito do assunto.