EDUCAÇÃO

Professora do Indyu dá dicas de redação para o Enem

Leonardo Queiroz
Publicado em 27/10/2023 às 21:50.
De acordo com a professora do Indyu, o aluno precisa ler a cartilha de orientação do exame (LEONARDO QUEIROZ)

De acordo com a professora do Indyu, o aluno precisa ler a cartilha de orientação do exame (LEONARDO QUEIROZ)

Milhares de estudantes que sonham com o ingresso na universidade estão nos últimos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A maior prova do Brasil será aplicada nos próximos dias 5 e 12 de novembro, sendo a principal forma de ingresso na maioria das universidades públicas e também usada para concessão de bolsas e financiamento estudantil. 

De acordo com a professora de redação do Colégio Indyu, Fabiana Carneiro, a redação é uma parte diferenciada dos vestibulares e a expectativa quanto ao tema da prova (redação) costuma promover uma dose extra de ansiedade e de insegurança, principalmente no Enem. 

Algumas dicas da professora é ter tranquilidade e, principalmente, manter a positividade. Para o período de revisão, ela aconselha que se releia as produções do treinamento e as produções anteriores. A autoavaliação é fundamental para ter um desempenho cada vez melhor. O objetivo é identificar quais são os principais pontos que se precisa desenvolver ou ter mais atenção, como a ortografia, acentuação ou a caligrafia. 

Para a prova leia as redações nota 1.000 da última edição, orienta a professora. “O candidato precisa observar a organização do texto, o modo como as orações e os parágrafos são conectados, a disposição dos elementos essenciais (introdução, argumentação e conclusão). O candidato deve analisar atentamente a apresentação do tema e da tese, como também o uso produtivo do repertório sociocultural”, explica. 

Para Fabiana, o uso do rascunho é importante. Se o candidato usou o rascunho durante sua preparação, logo, esse recurso é relevante para ele organizar suas ideias. Esse elemento traz diversos benefícios, uma vez que permite uma maior organização das ideias e é possível visualizar e reorganizar o conteúdo de forma mais clara. Além disso, o rascunho possibilita a identificação de erros, incoerências ou períodos sem articulação ou buracos semânticos. 

Ainda, ler a cartilha é fundamental. Os critérios de avaliação estão detalhados, além de exemplos de redações que receberam a pontuação máxima com os comentários dos avaliadores. 

Sobre o possível tema, a professora explica que o candidato precisa confiar na sua preparação, como também interpretar bem a proposta de redação e analisar bem a linha de raciocínio apresentada na proposta. Portanto, não precisa ficar desesperado tentando adivinhar o tema. Basta o candidato usar bem os recursos disponíveis — os textos motivadores e os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. 
 
INDYU E ENEM
O Colégio Indyu busca sempre inovar suas ferramentas metodológicas. Esse ano, foram trabalhados os eixos temáticos com diversos planos de texto, ou seja, um tema com vários recortes temáticos. Essas ferramentas contribuem para estabelecer um raciocínio, um planejamento mental, como consequência o aluno fará uma leitura dinâmica da proposta e terá a habilidade de criar um planejamento textual eficiente. Fabiana finaliza suas dicas orientando que o candidato precisa refletir sobre o tema observando os princípios de cidadania. Sendo um fator bastante importante.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por