Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Com o objetivo de promover a universalização do ensino superior, a Soebras /Funorte abre inscrições para o vestibular 2006, nomeado de Ação Soebras pela universalização do ensino, oferecendo bolsas de estudo para alunos que estudaram o ensino médio na rede pública ou em escola particular com bolsa integral.
Processo seletivo contempla alunos de baixa renda
com 187 bolsas de estudo (Foto: divulgação)
Serão 590 vagas, sendo 128 para bolsas integrais e parciais, distribuídos em 17 cursos, ministrados nos campus Funorte, em Montes Claros, Ceiva, em Januária e Isejan, em Janaúba.
Este é o segundo ano do Ação Soebras. A primeira edição, em 2005, distribuiu 187 bolsas, inclusive para o curso de Medicina que teve seu primeiro processo seletivo no mês de julho, contemplando com bolsa integral a estudante Laura Cristina Tavares Pimenta, de Bocaiúva.
Segundo o presidente da Soebras, Dr. João Luis de Almeida, este processo seletivo é muito especial para a Instituição.
- O Ação Soebras materializa nosso antigo sonho de ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo bolsas a estudantes carentes de nossa comunidade – explica.
Para o presidente da Funorte, o vereador Ruy Adriano Borges Muniz, a educação é a mola propulsora da sociedade e é imprescindível que todos possam ter acesso a ela.
- A Educação impõe respeito. É ela que possibilita ao homem perceber todas as nuances da realidade que o rodeia, qualifica-o para tomar decisões e gerir com sabedoria seu próprio destino e, conseqüentemente, auxiliar seu semelhante a viver num mundo melhor. Com o processo seletivo Ação Soebras pela universalização do ensino superior, almejamos cumprir parte de nossa responsabilidade social e o fazemos, também, como forma de retribuição da Soebras/Funorte à sociedade montes-clarense que acredita na ética de nossa Instituição e na competência de nossos profissionais – diz Ruy Muniz, que tem como lema a Educação para todos como possibilidade de liberdade e pleno exercício da cidadania.
REGULAMENTO
O objetivo do Ação Soebras é auxiliar o estudante de baixa renda a construir o seu futuro, ter uma profissão, emprego e contribuir para o desenvolvimento da região.
Para receber o benefício, o candidato precisa ter alcançado um rendimento mínimo de 70 pontos (ou conceito A em escolas que trabalham com conceitos) em cada disciplina da 3ª série do Ensino Médio, não ter tomado nenhuma dependência, não possuir nenhum outro curso de graduação (3º grau) e não estar cursando quaisquer outros períodos de graduação oferecidos pela Soebras/Funorte. Para bolsa integral é necessário comprovar renda familiar de até três salários mínimos e bolsa parcial, cinco salários mínimos.
Os candidato que obtiver bolsa parcial Ação Soebras não poderá acumular com bolsas parciais ProUni ou outro tipo.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro nos campus da Funorte em Montes Claros, no Ceiva,no Isejan, ou pelo site www.soebras.com.br. As provas acontecem no dia 19.
A Soebras/Funorte divulgará a lista dos candidatos classificados que preencherão as bolsas no dia 23, às 18 horas, que terão até o dia 3 de março para comprovar os dados pessoais e fazer a matrícula.
Se mesmo depois de todas as etapas do programa, o candidato não conseguir ocupar a bolsa oferecida, a vaga deve ser ofertada a um estudante que se enquadre no perfil socioeconômico do Ação Soebras e tenha passado no vestibular da Instituição.
Outras 180 bolsas, aproximadamente, estarão disponíveis no segundo semestre.