Exposição do escritor Victor Leite fica em cartaz até o próximo dia 20 de fevereiro no painel permanente de poesia Juca Silva Neto. São cerca de 30 crônicas, poemas e contos que trazem o erotismo à tropicalidade
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto apresenta, até o dia 20 de fevereiro, a mostra Priapéias Brasilianas, com crônicas, contos e poesias do escritor montes-clarense Victor Leite.
É a segunda vez que o escritor expõe seu trabalho no Painel e nesta edição, além das vinte obras da primeira edição, Victor expõe mais nove poemas, escritos durante uma temporada pelo litoral brasileiro.
Criado para divulgar trabalhos de poetas novos, o painel é uma homenagem ao poeta popular corjesuense de Juca Silva Neto (foto: arquivo/ Wilson Medeiros)
Victor Leite, 19 anos, é autor da biografia fictícia não-autorizada Meu Negro Malandro, produzida a partir de conversas com o poeta/fictício Guilherme Rodrigues, que teria falecido em 31 de dezembro de 2006. O livro foi publicado clandestinamente em 2006.
Natural de Montes Claros, entre os anos de 2005 e 2006, Victor Leite fez intercâmbio cultural na cidade Alsbach-Hähnlein, na Alemanha e, em 2006, participou pela primeira vez do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético.
De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria de Cultura, a mostra Priapéias Brasilianas é uma reunião de poemas em que traz à tropicalidade o erotismo do deus fálico Príapo (filho de Dionísio e Afrodite). Príapo é o deus da fertilidade e protetor dos jardins, louvado por vários poetas, em sua maioria anônimos, ao longo dos séculos, da antiguidade clássica aos neoclassicistas e modernos.
PAINEL PERMANENTE
Criado para divulgar trabalhos de poetas novos, passaram pelo painel, batizado de Juca Silva Neto (em homenagem ao poeta popular corjesuense, falecido em 1983). Desde sua criação, o Painel já recebeu exposição de trabalhos de mais de duzentos poetas de Montes Claros e região.
A mostra Priapéias Brasilianas pode ser vista na Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula, de 0730 às 23h.
Outras informações pelo telefone (38) 3229-3456, ou pelos e-mails bibliotecamunicipal@montesclaros.mg.gov.br ou dedodeverso@yahoo.com.br