Idealizada na década de 80, a Festa Nacional do Pequi ganha, neste ano, uma nova roupagem, com sua extensão a outros municípios do Norte de Minas, por iniciativa da prefeitura, através do projeto Expresso pequi, das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Cultura. As duas primeiras cidades visitadas pelo expresso foram Capitão Enéas e São Francisco, no último final de semana.
Em Capitão Enéas, a 52 km de Montes Claros, o Expresso pequi desembarcou na última sexta-feira, 04, levando na bagagem uma trupe de agitadores culturais, ambientalistas, músicos e professores, que desenvolveram um dia inteiro de atividades ecológicas, em sintonia com a 1ª Mostra científica e cultural do município.
A programação teve início logo pela manhã, com uma trilha ecológica na região de Santana, onde os participantes visitaram as grutas Lapa Pintada, Lapa do Mercado e Lapa de Santo Antônio.
À tarde, a população eneapolitana assistiu a duas palestras. A primeira foi sobre Resíduos sólidos, com o gerente da secretaria municipal de Serviços Urbanos de Moc, Fabiano de Oliveira. Logo depois, a bióloga Carmem Lúcia Rocha Aguilar, responsável técnica pelo mini-zoológico de Moc, falou sobre Cidadania e meio ambiente. À noite, foi realizado show musical de Bruno & Fabiana.
Tão logo as atividades em Capitão Enéas tiveram encerramento, a delegação do Expresso pequi seguiu para São Francisco, a 177 km de Moc, onde percorreu uma trilha ecológica pela região dos Morrinhos. O destaque do passeio foi a visita à histórica Gruta do gato.
As palestras em São Francisco, que comemorava 128 anos de emancipação político-administrativa, aconteceram no período da tarde. Os ambientalistas João Balaio Alves do Carmo, chefe da seção de recursos hídricos da secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros, e Ivo das Chagas, professor emérito da Unimontes, falaram sobre Preservação e revitalização de rios.
À noite, o percussionista Luiz Falcão liderou a apresentação do grupo Curtsamba, que abriu os shows das bandas Forró Bom D+ e Capa de revista.
As próximas paradas do Expresso pequi serão no dia 11 de novembro, em Francisco Sá, e no dia 12, em Jaíba.