Kits escolares anunciados pela prefeitura ainda não foram entregues (Jerúsia Arruda/ ASCOM Prefeitura)
Com apenas um mês restando para as férias escolares, os familiares dos alunos da rede municipal de ensino reclamam da negligência da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, que até agora não entregou os kits escolares anunciados pela prefeitura em fevereiro. Naquela ocasião, a administração informou que a entrega do material seria realizada em março para cerca de 33 mil alunos da Educação Infantil (1º e 2º períodos), Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A acadêmica de direito, Keli Soares, está vivendo a situação na família e, representando os sobrinhos, primos e outras mães com as quais conversou, buscou por respostas. As diretoras, segundo Keli, informaram que os materiais estariam chegando desde o início do ano letivo. “Estamos finalizando o semestre e o material não foi entregue. Os pais fazem o que podem nas condições deles, o que não é muita coisa”, afirma, e ressalta que se certificou de outro ponto levantado pelas mães. “As crianças cujas mães conseguiram comprar o básico, estão levando material escolar em sacolas. É uma situação triste. Inclusive, parte do material escolar foi anunciado no perfil oficial da secretaria de educação do município, no Instagram”, aponta.
A esperança dos envolvidos é a de que seja dada uma solução, já que as crianças estão frequentando as aulas de maneira precária e as professoras fazem exigências sobre o material. “Esperamos que tudo se resolva quanto antes”.
O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, O vereador Daniel Dias, afirmou que já abordou o assunto e aguarda que o Executivo faça a entrega imediata desses materiais, pois “alguns pais que souberam do kit escolar, pegaram o pouco dinheiro que tinham e investiram em uniforme ou outras coisas. As crianças estão sem material escolar”.
Conforme o site da prefeitura, o processo licitatório aconteceu no dia 23 de novembro de 2023, sob o n° 579/2023. A homologação do processo ocorreu em 29 de fevereiro de 2024 e a publicação no dia 7 de março de 2024. Sobre o assunto, a vereadora Iara Pimentel afirmou: “Ou seja, mais de 100 dias somente da fase externa de uma licitação na forma eletrônica, que foi criada para agilizar as compras. Acredito que o que falta mesmo é competência e vontade política”, disse a vereadora.
ENTREGA
A assessoria da Secretaria Municipal de Educação, procurada pela reportagem, informou que os kits escolares “foram licitados a tempo de entregar em março, como havia sido planejado, mas a licitação acabou demorando, por causa de recursos por parte dos concorrentes, e somente nesta semana a empresa vencedora começou a entregar os materiais. Na próxima semana, a Secretaria de Educação inicia a distribuição nas escolas. Ressaltamos que o material escolar para o aluno foi entregue no início do ano, de forma avulsa, mas itens como lápis e borracha gastam mais e esgotaram no estoque. Mas nenhum aluno ficou sem material para estudar”.