O pré-vestibular comunitário, uma parceria da prefeitura de Montes Claros com vários segmentos sociais dos bairros Independência e Santos Reis abre vagas para 230 estudantes que se preparam para batalhar por uma cadeira na universidade. O objetivo é facilitar o acesso de jovens carentes ao ensino superior.
No bairro Independência, a escola municipal Maria de Lourdes Pinheiro cederá parte de suas salas de aula para 110 pessoas, todos jovens e adolescentes, interessados no vestibular de meio de ano. Setenta delas farão provas na área de ciências humanas, enquanto as 40 restantes sonham com um curso que abranja as ciências biológicas.
O Pré-vestibular comunitário surgiu no bairro em agosto do ano passado devido, especialmente, aos esforços de padre Antônio Alvimar de Souza, pároco da Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré, autor da idéia, e de jovens hoje integrantes da comissão gestora do Pré-vestibular do Independência.
QUALIFICAÇÃO
Segundo o secretário municipal de Educação, Gilmar Ribeiro, o curso não fica a dever aos cursinhos particulares.
- Temos uma equipe de professores qualificada, em condições de levá-los à vitória no vestibular - garantiu Ribeiro, salientando as ações da prefeitura, no sentido de melhorar a qualidade da educação no bairro Independência – ampliação da escola Maria de Lourdes Pinheiro, implantação do ensino médio, construção de nova escola (que será inaugurada em breve).
O cursinho do Santos Reis nasceu no final de 2005, como um intensivão. A previsão é de que no Pré-vestibular comunitário deste ano, viabilizado graças à parceria entre prefeitura, Conselho de segurança pública (Consep), polícia militar e outros segmentos da comunidade, haja 70 alunos na área de humanas e 50 na de biológicas.
O processo seletivo de ambos os pré-vestibulares, que possuem juntos 10 professores divididos em voluntários oriundos da própria comunidade e contratados pelo município, foi realizado no dia 06 de fevereiro.