Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A IV Semana do Livro e da Biblioteca visa incentivar a leitura e o
cuidado com os livros (foto: Wilson Medeiros)
Em comemoração ao dia nacional do livro – 29 de outubro, a Unimontes - universidade estadual de Montes Claros realiza a IV Semana do Livro e da Biblioteca, discutindo temas como A importância do conhecimento para a formação acadêmica e Construção da história regional. Organizada pela diretoria de Documentação e Informações, a programação acontece de 23 a 27 de outubro, com atividades concentradas na biblioteca central Professor Antônio Jorge, no campus universitário professor Darcy Ribeiro, e nas bibliotecas setoriais dos campus da região Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha.
Com o tema central A Importância da Biblioteca no Universo Acadêmico, além de incentivar a doação de novos exemplares através de campanhas especiais com painéis, cartazes e panfletos, durante a Semana será realizada exposição de exemplares raros e antigos e sobre técnicas de restauração de livros.
ACERVO
Durante a Semana será empreendida uma campanha pela preservação e restauração do acervo bibliográfico da instituição, que hoje conta com 61.662 exemplares somente na biblioteca Antônio Jorge, correspondendo a 29.783 títulos, com grande número de livros que resguardam a identidade do Norte de Minas, tanto na produção acadêmica como literária, além de monografias curriculares dos cursos de graduação e de especialização que são incorporadas ao acervo da biblioteca a cada ano.
Com esse acervo, segundo a assessoria de comunicação da Unimontes, é possível dar apoio técnico-científico nas atividades de pesquisa de toda a comunidade científica, acadêmica e administrativa da Instituição, atender pesquisadores de toda a região, facilitando a produção de trabalhos científicos.
Além da biblioteca central, a Unimontes mantém as bibliotecas do Hospital Universitário Clemente de Faria e do Centro de Ensino Médio e Fundamental (CEMF).
Segundo informações da assessoria, em média, cerca de 1,2 mil pessoas freqüentam a biblioteca, que atualmente possui 5.921 usuários cadastrados.
O acervo total disponível nas bibliotecas setoriais nos campus de Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco, Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Unaí e Joaíma, no Vale do Jequitinhonha corresponde a 20.300 exemplares, referentes a 10.927 títulos.
Buscando incentivar a produção literária na região através da editora Unimontes, segundo a assessoria, ainda este ano está previsto o lançamento de 15 novos livros.