Na tarde de segunda-feira, 30, foi firmada uma parceria entre a UTAD - universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal, e as Faculdades Integradas Pitágoras, viabilizada pelo diretor da rede Soebras/Funorte, professor Ruy Muniz.
O diretor da rede Soebras/Funorte, professor Ruy Muniz, o reitor da UTAD, Armando Mascarenhas Ferreira e a diretora executiva das Faculdades Pitágoras, Fátima Turano (foto: Wilson Medeiros)
Parceira há quatro anos da rede Soebras/Funorte, a universidade portuguesa estende o intercâmbio do programa de mestrado e doutorado a mais uma instituição norte-mineira, ampliando o acesso à qualificação e titulação do corpo docente da região.
A diretora executiva das Faculdades Pitágoras, Fátima Turano diz que parceria vai auxiliar e permitir o crescimento do ensino no Norte de Minas, além da troca de experiências entre profissionais dos dois países.
- É importante a união de forças entre as instituições Pitágoras e Soebras/Funorte de forma que a educação em nossa região se fortaleça, evitando a fragmentação do ensino. O empenho do professor Ruy Muniz em viabilizar essa parceria foi muito importante – diz a diretora.
Fátima Turano diz que neste primeiro momento a instituição vai a Portugal para aprofundar os conhecimentos. A professora Rosina Turano fará doutorado, e o professor Elizário Rezende, mestrado.
Participaram da reunião o reitor da UTAD, Armando Mascarenhas Ferreira, o diretor da rede Soebras/Funorte, professor Ruy Muniz, a diretora executiva das Faculdades Pitágoras, Fátima Turano, a diretora pedagógica, Rosina Turano, o diretor financeiro, professor Elizário Rezende e o diretor administrativo, Clinton Xavier, além do diretor de Extensão e Pesquisa da Soebras/Funorte, Jaime Tolentino e o diretor do departamento de Ciências e do Desporto da UTAD, Miguel Videira.