Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
O centro histórico de Montes Claros vai ficar ainda mais lúdico com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que acontece no próximo dia 3 de novembro, dentro do projeto Janelas da Matriz.
(foto: divulgação)
Única orquestra profissional do estado e o orgulho dos mineiros, com repertório eclético que atravessa o erudito e o contemporâneo passando pelo popular, a OSMG se apresenta em concertos, óperas e balés por todo país, além de participar de espetáculos ao ar livre na capital e interior mineiros.
Composta por 76 músicos, a OSMG foi criada em 1977 e fez seu concerto de estréia sob regência do maestro alemão Wolfgang Groth. Desde então, já acompanhou grandes nomes da música nacional e internacional, registrando em CD parcerias históricas como Ofício de Trevas (2004), gravado com o Coral Lírico Palácio das Artes sob regência de Marcelo Ramos, com obra do padre e compositor mineiro José Maria Xavier (1819-1887), e a obra do compositor Tavinho Moura, sob regência do compositor Wagner Tiso, dois músicos mineiros reconhecidos em todo mundo.
Mantida pela fundação Clóvis Salgado do Palácio das Artes em Belo Horizonte e dirigida pelo maestro Marcelo Ramos desde 2002, a OSMG apresenta em Montes Claros composições de Villa-Lobos, George Bizet, Tchaikowsky, Carlos Gomes, Puccini e Verdi, e acompanha a soprano Elizeth Gomes, mineira de Belo Horizonte que iniciou seus estudos musicais no Palácio das Artes e atua nos principais teatros do país.
Ainda na programação, intervenção poética com o performer Guilherme Rodrigues.
Realizado pela secretaria municipal de Cultura, o projeto Janelas da Matriz acontece na bucólica Praça da Matriz, que tem leveza e a modularidade da arquitetura de final do século XIX e inícios do século XX, um local que por si só já proporciona um belo espetáculo, estabelecendo um diálogo entre o novo e o antigo re-qualificando seu espaço e valorizando suas peculiaridades, com músicos, cantores e bailarinos surgindo das janelas dos velhos casarões, iluminados e decorados para encantar o público com a magia da arte em seu melhor estilo.
_____________________________________________________________________
Janelas da Matriz com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Dia 3 de novembro, na Praça da Matriz, a partir das 20 horas
Participação gratuita