Olimpíada de matemática das escolas públicas

Jornal O Norte
Publicado em 13/04/2007 às 11:27.Atualizado em 15/11/2021 às 08:02.

Promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a 20ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas está mobilizando cerca de 17 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio – dos 22 milhões cadastrados na rede pública do ensino público em todo Brasil.



Trata-se de um dos maiores concursos do gênero no mundo, superando a Olimpíada de Matemática dos EUA, que reúne cerca de 10 milhões de estudantes por ano.



Além dos alunos, aos quais serão concedidas medalhas de prata, ouro e bronze, certificados de menção honrosa e bolsas de iniciação científica, professores, escolas e municípios também serão premiados. As escolas ganharão laboratórios de computação e os municípios vencedores de cada região receberão quadras de esportes.



De acordo com os coordenadores a competição é uma forma de estimular os jovens a se interessarem por Ciência e Tecnologia, setor pouco explorado ao longo da história brasileira.



Neste ano as inscrições deverão ser feitas somente pela Internet até o dia 18 de maio, para alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 14 de agosto e da segunda, em 20 de outubro.



Em 2006, São Paulo foi o estado com o maior número de escolas inscritas – 4.500 -, seguido de Minas Gerais – 3.500 – e Ceará – 3000.



Outras informações pela página eletrônica do ministério da Educação e do ministério da Ciência e Tecnologia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por