Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Com objetivo de avaliar os resultados dos programas realizados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros recebe nesta semana a equipe da Secretaria de Educação Itinerante composta por superintendentes e técnicos de todos os setores da educação, que visita escolas da região.
Com a cooperação entre estado e município será possível melhorar a educação para as crianças e jovens de todo o estado (foto: Wilson Medeiros)
Em Minas Gerais são 12 superintendências localizadas nas regiões Norte, Noroeste, Central e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, e a SRE-MOC, que abrange um contingente de 30 municípios, somando 709 escolas públicas, sendo 172 estaduais e 537 municipais, é a última ser visitada pelo projeto itinerante.
Participam da equipe itinerante a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o secretário adjunto, João Antônio Filocre, e os subsecretários de Desenvolvimento da Educação, Maria Eliana Novaes, e de Administração do Sistema da Educação, Gilberto Rezende, que durante todo o dia de ontem se reuniram com diretores de escolas, dirigentes e técnicos da SRE, prefeitos e secretários municipais.
Iniciado há um ano na regional de Januária, segundo a secretária Vanessa Guimarães Pinto, o projeto tem possibilitado uma visão ampliada do panorama da educação em cada região, possibilitando ações efetivas para solucionar os problemas detectados.
- É importante esta cooperação entre estado e município para proporcionar uma boa educação para as crianças e jovens de Minas Gerais. Graças ao projeto os resultados têm surgido mais rapidamente, possibilitando um avanço na educação – diz.
A visita às escolas da jurisdição da SRE-MOC encerra o projeto, que esteve nos 262 municípios mais carentes do estado.
As ações da comissão incluem o diagnóstico dos resultados dos programas da SEE, se estes estão chegando de forma eficaz às escolas, e avaliação das condições físicas e pedagógicas das instituições, de forma a definir as ações prioritárias para sua melhoria.
As atividades acontecem numa parceria entre os servidores estaduais da educação, as autoridades municipais da área e os prefeitos dos municípios da jurisdição.
Segundo a avaliação da comissão itinerante, todos os municípios da SRE-MOC estão incluídos no programa de Transporte Escolar da SEE. Além dos recursos repassados para a manutenção, as prefeituras estão recebendo do estado vans e microônibus, de acordo com o número de alunos transportados na área rural.
METAS PARA A REGIÃO
Entre as metas prioritárias definidas pela comissão para a região estão a instalação de um laboratório de informática com acesso à Internet em pelo menos uma escola de cada município; manutenção de um padrão físico mínimo, com energia elétrica, água potável e rede de esgoto em todas as escolas rurais, através do programa Luz do Saber, em parceria com a Cemig; haverá pelo menos uma escola por município preparada, tanto na rede física como na formação de profissionais, para receber alunos com necessidades especiais como parte do projeto de educação inclusiva; assistência técnico-pedagógica com distribuição de manuais e material pedagógico para os professores do ensino fundamental de todas as escolas municipais; e ensino médio assegurado para os alunos que concluem o ensino fundamental em todos os municípios, garantindo a continuação dos estudos sem a necessidade de se deslocar para outra cidade. O objetivo é oferecer também a modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos - para os que quiserem retomar os estudos.
Segundo a secretária, a SEE apoiará as prefeituras na implantação do Projeto Pro Formação, que visa habilitar todos os professores leigos de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental.
Os prefeitos e secretários municipais participantes da reunião foram esclarecidos sobre a importância de participar do PROEB - programa de avaliação da rede pública da Educação Básica, que avalia o rendimento de todos os alunos que estejam cursando a 4ª série (atual Fase IV do Ciclo Complementar de Alfabetização), 8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, cujos testes acontecem ainda neste ano.
A expectativa é de que as metas definidas pela comissão da Secretaria de Educação Itinerante sejam cumpridas no início de 2007.