Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas recebeu nas últimas semanas a visita técnica da Comissão nacional de avaliação da Educação Superior (Conaes), coordenadora do sistema de avaliação do ensino superior no país, que concedeu conceito A, para os cursos História, Letras, Odontologia e Nutrição e conceito B para o curso de Geografia. Na noite de ontem, a Comissão chegou outra vez a Montes Claros para avaliar o curso Normal Superior da instituição, cujo conceito deverá ser divulgado ainda nesta semana.
Depois do curso de Educação Física, mais três cursos da Funorte
recebe conceito A do MEC (foto: Wilson Medeiros)
A criação de cursos é feita por meio de um ato legal que difere de acordo com a organização acadêmica da instituição. Sua situação é provisória e exige uma segunda etapa para o reconhecimento, que possui um prazo de validade. Vencendo este prazo a instituição deve proceder com a renovação do reconhecimento, que normalmente é feita na metade do curso - se tem duração de 4 anos, é avaliado depois de 2 anos de implantado – renovando a cada quatro anos.
A avaliação das condições de ensino deve atender aos padrões de qualidade definidos para cada área de formação.
COMPENSAÇÃO
Segundo a coordenadora técnica do departamento de Projetos da Funorte, Arlete Mendes Mesquita e Lima Borges, todos os cursos da instituição são reconhecidos pelo ministério e nenhum dos que foram avaliados neste ano tiveram conceito rebaixado.
- O tempo de validade do reconhecimento é renovável e cada vez que recebemos a diligência do MEC, ou os cursos mantêm o conceito ou são promovidos. Isso é muito importante para a instituição, pois é a melhor garantia de estarmos no caminho certo e uma compensação pelo esforço de todos os profissionais envolvidos - diz Arlete.
SINAES
O Sistema nacional de avaliação da Educação Superior é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos, através de uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade.